Blog

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Exercícios: diversão ou trabalho?

Exercícios: diversão ou trabalho?

Notícias
Quem encara a atividade física como lazer tende a consumir menos calorias após o exercício.

Quem encara a atividade física como lazer tende a consumir menos calorias após o exercício.

Como você encara o exercício físico: diversão ou trabalho? Pode parecer não fazer muita diferença, afinal exercício é exercício, não é? Mas estudos recentes mostram que as pessoas que praticam exercícios como uma forma de obrigação consomem mais calorias do que aqueles que enxergam as atividades físicas como algo divertido.

 

Em geral a redução de peso não acontece como esperado no início da prática de exercícios. Os pesquisadores teorizaram que isto pode ocorrer porque as pessoas decidem se recompensar pelos exercícios. Além disso, as pessoas costumam superestimar as calorias queimadas em relação ao que foi consumido. Por isso estudos foram conduzidos para saber se uma nova abordagem da atividade física mudaria este tipo de comportamento “auto-recompensador”.

 

O primeiro deles dividiu os participantes em dois grupos. Cada um deles completou o mesmo programa, de 30 minutos para caminhar cerca de um quilômetro. No entanto, o primeiro grupo recebeu a tarefa como um exercício, uma obrigação. Já o segundo grupo algo para se divertir, com um tocador de MP3 recheado de músicas. Depois da caminhada o almoço foi servido. Os pesquisadores observaram as escolhas alimentares e a quantidade de calorias ingeridas pelos participantes. O resultado mostrou que os integrantes do grupo que recebeu um exercício escolheram comidas mais calóricas e menos saudáveis que as pessoas que receberam a atividade física como algo divertido.

 

Como a música poderia ser a razão que tornou a caminhada mais agradável, os pesquisadores repetiram a primeira dinâmica, mas desta vez disseram a um grupo que o objetivo da caminhada era observar as paisagens. Depois das caminhadas, os integrantes dos dois grupos receberam tigelas com M&M’s para encheram uma sacola a vontade com as guloseimas. Novamente o grupo que fez a caminhada como um “trabalho” pegou mais chocolate que os outros.

 

O terceiro estudo pediu aos participantes de uma corrida para classificarem o quanto se divertiram durante o percurso – alguns encararam como exercícios, outros como competição ou então como diversão. Os pesquisadores compararam, então, o nível de lazer com as escolhas dos participantes na hora de pegar um lanche após a corrida. Quem disse que se divertiu na prova, em geral, escolheu o lanche mais saudável.

 

Estas conclusões indicam que a forma de encarar a atividade física como uma diversão leva ao consumo menor de calorias após o fim do exercício. Portanto, pacientes de Cirurgia Bariátrica devem esquecer as “recompensas” após o exercícios e tentar enxergar a atividade física como algo prazeroso e divertido.

 

Algumas formas para tornar o exercício físico em algo divertido:

– Escutar música durante o treinamento;

– Conversar com alguém ao telefone durante uma caminhada (lembre-se da segurança!);

– Assistir a algo enquanto estiver na esteira ou no aparelho elíptico;

– Brincar com filhos ou sobrinhos;

– Video-games interativos com jogos de atividades físicas;

– Dançar.

 

E você, como torna o seu exercício físico mais divertido? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Fonte: Obesity Help

Referência: Is it fun or exercise? The framing of physical activity biases subsequent snacking

Crédito da foto: Jeannie Fletcher cc

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar