Exercícios físicos moderados potencializam melhoras na saúde após cirurgia bariátrica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Pesquisas, Pós-Operatório
  4. /
  5. Exercícios físicos moderados potencializam...

Exercícios físicos moderados potencializam melhoras na saúde após cirurgia bariátrica

Notícias / Pesquisas / Pós-Operatório

Todos nós sabemos que ser fisicamente ativo é imperativo para ter uma boa saúde. Um estudo publicado por pesquisadores da Sanford-Burnham Translational Research Institute for Metabolism and Diabetes, da Flórida (EUA), mostra que os pacientes que mudam seu estilo de vida e passam a praticar exercícios moderados após a cirurgia bariátrica têm o metabolismo da glicose e a aptidão cardiorespiratória melhores do que os sedentários.

Os estudos confirmam os benefícios potenciais psicológicos e clínicos da adição da atividade física no programa pós-operatório de cirurgia bariátrica.

SDe acordo com o líder dos pesquisadores, este é o primeiro estudo clínico randomizado e controlado que examina os efeitos do exercício na sensibilidade a insulina e outros riscos cardiovasculares e metabólicos após a cirurgia bariátrica. “Os dados suportam a inclusão de um programa de exercícios após a operação para melhorar a saúde de pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica”, afirma Bret Goodpaster, investigador sênior do centro de pesquisas que conduziu o estudo.

Para avaliar a questão, os pesquisadores reuniram 128 pacientes que fizeram Bypass Gástrico e os dividiram em dois grupos. Um foi submetido a um programa de educação para saúde e outro recebeu um programa de exercícios físicos de 120 minutos por semana. Ambos foram monitorados por seis meses.

Apesar de os resultados da cirurgia serem similares nos dois grupos, os pacientes que tiveram que se exercitar obtiveram melhores índices de capacidade cardiorespiratória, assim como índices de metabolismo de glicose e sensibilidade à insulina superiores aos que não passaram pelo regime de atividades físicas.

“Os resultados indicam que o exercício aeróbio moderado provoca melhorias adicionais tanto na sensibilidade a insulina bem como na habilidade da glicose por si eliminar glicose, com a melhoria da aptidão cardiorrespiratória concomitante com RYGB induzida por cirurgia para perda de peso”, observam os pesquisadores. “Estes dados justificam a inclusão de um programa de exercícios para otimizar os benefícios de saúde durante a perda de peso após a cirurgia RYGB ativa.”

Leia detalhes do estudo aqui. Com informações do Bariatric News.

Crédito da foto: Michael Lokner (Creative Commons)

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar