1. Home
  2. /
  3. Cirurgia, Informações ao Paciente
  4. /
  5. Existe restrição alimentar após...

Existe restrição alimentar após a cirurgia?

Cirurgia / Informações ao Paciente

Existe restrição alimentar após a cirurgia? No pós-operatório existem fases da dieta para o paciente que fez a cirurgia bariátrica e metabólica. São elas: a dieta líquida, dieta pastosa e a dieta branda – em que se pode comer alimentos cozidos. Nesse período é importante muita mastigação.

A seleção dos alimentos, que deve ser orientada por nutricionista, é extremamente importante pois a quantidade de comida ingerida torna-se menor e por este motivo é importante priorizar os alimentos mais nutritivos, escolhendo fontes de proteínas e ferro.

Após este período, o paciente entra na fase em que poderá se alimentar normalmente. A mudança para uma consistência ideal para uma nutrição satisfatória deve acontecer gradualmente e, geralmente, começa a partir do 1º mês após a cirurgia.

O cuidado com a escolha de alimentos nutritivos deve continuar, já que a quantidade de alimento ingerido é pequena. Com orientação, o paciente precisa identificar quais os alimentos irão trazer mais conforto, satisfação e qualidade nutricional.

O paciente deve lembrar a importância de uma alimentação completa, com carnes, leites e derivados (com baixo teor de gordura), frutas, vegetais e grãos. A evolução nutricional pode variar muito de um paciente para outro, dependendo da tolerância individual. Aqueles que não reaprendem o processo de mastigação podem sentir dor e desconforto, dependendo do alimento utilizado.

Se o paciente continuar com dificuldade na dieta é necessário uma nova avaliação do especialista.

Além disso, é fundamental uma dosagem diária de polivitamínicos e minerais para garantir o aporte nutricional. A forma como esse suplemento será ingerido varia muito de acordo com a época do tratamento. O uso de comprimidos e cápsulas é permitido, em geral, após dois ou três meses da cirurgia.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar