Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Fisioterapeutas debatem tratamento de...
Imprensa / Notícias

Fisioterapeutas debatem tratamento de pacientes obesos e bariátricos em São Paulo

Fisioterapeutas debatem tratamento de pacientes obesos e bariátricos em São Paulo

 

consensoFisioterapeutas que atuam na área da cirurgia bariátrica em todo o país se reuniram, no último sábado (19), em São Paulo, para deliberar sobre consensos e condutas de atuação em pacientes com obesidade mórbida no período pré-operatório e pós-operatório.

O V Encontro Nacional de Fisioterapia em Cirurgia Bariátrica, contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da Medtronic.

De acordo com a fisioterapeuta, Juliana Franzotti, Conselheira do Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM, o objetivo do V Encontro Nacional de Fisioterapia é debater e avaliar as condutas no tratamento de pacientes obesos e bariátricos, validadas cientificamente, conforme os padrões aceitos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

“O Brasil ainda não possui um consenso de fisioterapia em cirurgia bariátrica e estamos trabalhando nesta proposta. A ideia é reunir o que temos de conduta clínica e observação clínica, incluindo estudos científicos, para validar uma proposta de atuação voltada exclusivamente aos pacientes obesos e bariátricos”, declarou Juliana.

Após a conclusão, o consenso  deverá ser encaminhado para a validação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e para publicação científica.

Entre os temas abordados no Encontro estão as diferentes áreas de atuação da fisioterapia, entre elas, a reabilitação do assoalho pélvico, medicina do sono pré-operatória e pós-operatória – com o objetivo de prevenir complicação respiratórias e eventos tromboembólicos, sistema osteomuscular, fisioterapia dermato-funcional e outros.

fisioterapia em bariátrica

FISIOTERAPIA EM CIRURGIA BARIÁTRICA – Os fisioterapeutas integram a equipe multidisciplinar dos cirurgiões bariátricos. Eles atuam no pré-operatório preparando o paciente para ser submetido com segurança ao procedimento cirúrgico. Já no pré-operatório o fisioterapeuta reestabelece as funções respiratórias e realiza exercícios para prevenção de tromboses, auxilia na saída do sedentarismo e início de praticas esportivas e atividades físicas, bem como reabilitação postural, reabilitação do períneo e melhora da estética facial e corporal.

QUANDO COMEÇAR A FISIOTERAPIA – Equipes multidisciplinares são indicadas pelos cirurgiões após a realização dos exames pré-operatórios, logo após a tomada de decisão para a cirurgia. “Geralmente 30 a 40 dias antes da cirurgia, a avaliação com fisioterapeuta é realizada, assim os pacientes iniciam os exercícios tendo tempo hábil para melhorar sua função respiratória e vascular”, explica o diretor societário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fábio Viegas.

Contudo, pacientes cov encontro de fisioterapia em cirurgia bariátricam IMC maiores (50 kg/m2 ou mais) muitas vezes necessitam de mais tempo no seu preparo. Existem programas ligados a algumas equipes e/ou seguradoras ou convênios que estipulam um prazo mínimo de preparo  em torno de 6 meses a 2 anos de acompanhamento multidisciplinar.

A dica é iniciar a fisioterapia logo após a realização dos exames pré-operatórios e indicação do cirurgião.

Texto: Ceres Battistelli – Assessoria de Imprensa SBCBM

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas