NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. III Simpósio de Cirurgia...
Notícias / Notícias Destaque

III Simpósio de Cirurgia Robótica reúne 110 cirurgiões bariátricos em São Paulo

III Simpósio de Cirurgia Robótica reúne 110 cirurgiões bariátricos em São Paulo

Aproximadamente 110 cirurgiões bariátricos de todo o Brasil participaram, no último dia 30 de novembro, em São Paulo, do III Simpósio de Cirurgia Robótica “Bariátrica atual e era digital”. O evento aconteceu no Centro de Inovação Medtronic e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM).

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, abordou o tema “Definindo a recidiva da Obesidade e Sucesso: Quando Operar e Quando Esperar?”.

O objetivo do Simpósio foi promover a atualização científica de nível avançado para cirurgiões que já realizam a cirurgia robótica e ou tem o interesse de ingressar na área de cirurgia robótica.

O coordenador do Simpósio, cirurgião e membro da diretoria da SBCBM, Alexandre Amado Elias, explicou que o Simpósio visa divulgar as novas tecnologias na área da cirurgia bariátrica.

“Esta é a terceira de edição do curso que visa divulgar novas tecnologias para os cirurgiões. Nesta edição o enfoque foi a robótica e já estamos com o evento de 2019 confirmado ”, contou o Dr. Elias.
Segundo ele, os procedimentos robóticos vem crescendo e se democratizando. “Hoje o investimento é feito pelas instituições hospitalares, difundindo o método em grandes hospitais do Brasil e para uso em diferentes áreas e mostrando que os benefícios aos pacientes são menor tempo de internação , menor risco e menos dor”, resumiu o Dr. Elias
Entre os temas abordados as Novas Fronteiras na Cirurgia Robótica , Gastrectomia Vertical Sleeve – laparoscopia – robótica , fisiopatologia e implicações em cirurgia bariátrica, cirurgias ao vivo, cirurgia robótica revisional e outros.
A cirurgia revisional foi realizada pelo dr. Alexander Morrell, presidente eleito do Capítulo de São Paulo da SBCBM.
De acordo com a representante da Medtronic, Mara Aiello Banzolli, o Simpósio permitiu discussões sobre os principais aspectos da Robótica e proporcionando o fortalecimento da educação continuada. “Este encontro foi um grande marco, devido a presença de grandes cirurgiões que discutiram e compartilharam suas experiências nos mais variados casos. Esperamos que em 2019 possamos gerar mais discussões para instigar interesses na tecnologia e potencializar visibilidade do quanto o paciente e a fonte pagadora poderão ser beneficiados com a tecnologia”, destacou Mara.