NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. III Simpósio de Cirurgia...

III Simpósio de Cirurgia Robótica reúne 110 cirurgiões bariátricos em São Paulo

Notícias / Notícias Destaque

Aproximadamente 110 cirurgiões bariátricos de todo o Brasil participaram, no último dia 30 de novembro, em São Paulo, do III Simpósio de Cirurgia Robótica “Bariátrica atual e era digital”. O evento aconteceu no Centro de Inovação Medtronic e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM).

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, abordou o tema “Definindo a recidiva da Obesidade e Sucesso: Quando Operar e Quando Esperar?”.

O objetivo do Simpósio foi promover a atualização científica de nível avançado para cirurgiões que já realizam a cirurgia robótica e ou tem o interesse de ingressar na área de cirurgia robótica.

O coordenador do Simpósio, cirurgião e membro da diretoria da SBCBM, Alexandre Amado Elias, explicou que o Simpósio visa divulgar as novas tecnologias na área da cirurgia bariátrica.

“Esta é a terceira de edição do curso que visa divulgar novas tecnologias para os cirurgiões. Nesta edição o enfoque foi a robótica e já estamos com o evento de 2019 confirmado ”, contou o Dr. Elias.
Segundo ele, os procedimentos robóticos vem crescendo e se democratizando. “Hoje o investimento é feito pelas instituições hospitalares, difundindo o método em grandes hospitais do Brasil e para uso em diferentes áreas e mostrando que os benefícios aos pacientes são menor tempo de internação , menor risco e menos dor”, resumiu o Dr. Elias
Entre os temas abordados as Novas Fronteiras na Cirurgia Robótica , Gastrectomia Vertical Sleeve – laparoscopia – robótica , fisiopatologia e implicações em cirurgia bariátrica, cirurgias ao vivo, cirurgia robótica revisional e outros.
A cirurgia revisional foi realizada pelo dr. Alexander Morrell, presidente eleito do Capítulo de São Paulo da SBCBM.
De acordo com a representante da Medtronic, Mara Aiello Banzolli, o Simpósio permitiu discussões sobre os principais aspectos da Robótica e proporcionando o fortalecimento da educação continuada. “Este encontro foi um grande marco, devido a presença de grandes cirurgiões que discutiram e compartilharam suas experiências nos mais variados casos. Esperamos que em 2019 possamos gerar mais discussões para instigar interesses na tecnologia e potencializar visibilidade do quanto o paciente e a fonte pagadora poderão ser beneficiados com a tecnologia”, destacou Mara.

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas