1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Associados, Notícias Destaque
  4. /
  5. Inscrição para Concurso de...

Inscrição para Concurso de Certificação de Atuação em Cirurgia Bariátrica abre no dia 1º de setembro

Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promovem, do dia 1º a 30 de setembro, as inscrições para o Concurso para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Bariátrica.

Neste ano a banca examinadora será presidida pelos presidentes da CBC, Savino Gasparini, e do CBCD, Delta Madureira Filho, e constituída por nove membros indicados pelas entidades, sendo três da SBCBM. Na última edição, cerca de 150 candidatos participaram do concurso.

“O profissional precisa ter conhecimento prático do segmento para poder oferecer a assistência necessária aos pacientes que buscam melhoria das condições de saúde e de vida”, diz o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas.

“Para se inscrever, o candidato precisa ter especialização em cirurgia geral ou do aparelho digestivo e apresentar documentações que comprovem a experiência em cirurgia bariátrica e então se candidata para fazer a prova e ter a certificação que é uma qualificação a mais para ele”, explica Luiz Gustavo Oliveira, Presidente da Comissão de Cirurgia Bariátrica do CBC.

“Essas exigências são necessárias para garantir a qualificação dos médicos interessados em obter a certificação de cirurgião bariátrico”, complementa Marcos Leão.

Inscrições

Os candidatos interessados devem preencher o Formulário de Análise Curricular e anexar documentos como: inscrição definitiva do Conselho Regional de Medicina (CRM); cópia do Título de Especialista obtido em uma das sociedades convenentes (CBC/CBCD) expedido pela AMB ou Certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo; e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Para confirmar a inscrição, o candidato deve enviar os documentos por e-mail ou via correio para o Colégio Brasileiro de Cirurgiões:

Rua Visconde de Silva, 52 – 3º andar Botafogo – 22271-092 – Rio de Janeiro – RJ. Tel. (21 )2138-0672 ou (21) 2138-0650 | e-mail: concurso@cbc.org.br 

ou, exclusivamente por correio, para o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva:

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Salas 10e11 – Bela Vista – 01318-901 – São Paulo/SP Tel. (11) 3288-8174 / (11) 3266-6201.

A taxa de inscrição para o Concurso tem o valor de R$ 705. Para membros da AMB, CBC, CBCD, quites com as mensalidades, o valor é de R$ 355. Em ambos os casos, o valor deve ser pago mediante transferência bancária. Os dados para depósito constam no Edital.

Pré-requisitos para inscrição

Como pré-requisitos para a inscrição, o candidato deve estar inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), ser portador do Título de Especialista em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo expedido pela AMB e/ou ter Certificado de Residência Médica com duração mínima de dois anos em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo expedido pelo CNRM/MEC.

Pré-requisitos de formação em Cirurgia Bariátrica

O candidato deve ter concluído o programa de Residência Médica com duração mínima de dois anos em Cirurgia Bariátrica reconhecida pelo CRNM/MEC; ou concluído o Treinamento na área de Cirurgia Bariátrica em Serviços de Residência Médica em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo credenciados pelo CRNM/MEC, comprovado por relatório assinado pelo Supervisor do Programa; ou comprovar atuação na área de Cirurgia Bariátrica pelo período mínimo de quatro anos assinada pelo Diretor Técnico da Instituição com papel timbrado da instituição e por dois Membros Titulares do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) ou Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Exame de suficiência

Os candidatos serão avaliados em duas etapas. A prova teórica contará com 50 questões de múltipla escolha que versará sobre temas como: 

  1. Obesidade: conceito e epidemiologia
  2. Estado metabólico e hormonal do paciente obeso
  3. Tratamento clínico da obesidade: conceitos básicos e perspectivas
  4. Doenças associadas à obesidade
  5. Critérios de seleção de pacientes para o tratamento cirúrgico
  6. Importância da equipe multiprofissional na avaliação pré-operatória
  7. Alterações nutricionais mais comuns e seu tratamento
  8. Racional do tratamento cirúrgico: bases técnicas
  9. Técnicas operatórias
  10. Técnicas endoscópicas e minimamente invasivas
  11. Urgências em cirurgia bariátrica
  12. Complicações precoces do tratamento cirúrgico: prevenção e tratamento
  13. Complicações tardias do tratamento cirúrgico: prevenção e tratamento
  14. Resultados do tratamento cirúrgico:sucesso e falência
  15. Reganho de peso: causas e tratamentos
  16. Seguimento pós-operatório: importância da equipe multiprofissional
  17. Cirurgia revisional: indicações,seleção dos pacientes e aspectos técnicos
  18. Cirurgia metabólica: racional e perspectivas

A prova será aplicada no dia 6 de novembro de 2019, às 15 horas, no Hotel Windsor Barra (Avenida Lúcio Costa, 2360, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ). 

Na segunda etapa, os candidatos serão avaliados a partir da análise do Curriculum Vitae, conforme critérios de pontuação enunciados no Anexo II do Edital do Concurso.

A lista de aprovados no Concurso de para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Bariátrica será divulgada no site do CBC, CBCD e da SBCBM.