1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Lena Carlsson fala sobre...

Lena Carlsson fala sobre estudos em cirurgia bariátrica e metabólica na 19ª edição do Congresso Brasileiro da especialidade

Notícias / Notícias Destaque

A professora de pesquisa metabólica clínica no Laboratório Wallenberg e codiretora do centro de pesquisa estratégica do Centro de Pesquisa Metabólica e Cardiovascular de Sahlgrenska, Suécia, Dra. Lena Carlsson, apresentou resultados dos seus estudos na 19ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que começou ontem (06), em Fortaleza.

Com pesquisas focadas nos efeitos da cirurgia bariátrica a longo prazo e nos aspectos moleculares envolvidos no desenvolvimento da obesidade e doenças metabólicas associadas, Lena se mostrou animada em participar do evento e trocar experiências com médicos brasileiros. “Eu sei que o Brasil é um país onde são realizadas muitas cirurgias bariátricas, então, estou muito entusiasmada com as discussões que serão levantadas durante o Congresso”, conta.

Em suas palestras, a Dra. Calrsson apresentará dados de seu principal estudo, o Swedish Obese Subjects (SOS), desenvolvido desde 1987 na Sahlgrenska Academy. O estudo consiste no acompanhamento de doenças associadas à obesidade em adultos que se submeteram à técnicas de cirurgia bariátrica e metabólica, como o bypass gástrico. Entre outras questões, o SOS defende que os pacientes obesos com diabetes tipo 2, especialmente na fase inicial da doença, devem ter prioridade para a cirurgia da obesidade em relação aos pacientes obesos que não têm a doença, já que muitos deles conseguem reverter o quadro de diabetes após a cirurgia. “A mensagem mais importante que eu quero repassar aos meus colegas durante o evento é que, no nosso estudo, nós conseguimos identificar que a fase inicial do diabetes é muito perigosa, mesmo que o paciente nunca venha a desenvolver o diabetes tipo 2. Se o paciente for ‘pré-diabético’, ele já tem grandes chances de adquirir complicações futuras por conta da doença. Acredito que esta seja uma doença que deveria ser melhor tratada. O início do diabetes não é como o início de uma doença qualquer. É muito prejudicial”, explica.

Quanto ao tratamento bariátrico que gera resultados mais eficazes a longo prazo, Dra. Carlsson afirma que eu estudo ainda não conseguiu chegar a uma conclusão definitiva. “Quando analisamos os efeitos positivos das técnicas bariátricas utilizadas em nosso estudo – inclusive, algumas delas não estão nem mais sendo aplicadas -, nós não conseguimos identificar muitas diferenças entre elas. E sem contar que, com o uso de outras técnicas, diferentes das que estamos analisando, o paciente é também capaz de perder peso suficiente para atingir resultados positivos e prevenir morbidades”, ressalta.

Além de palestrar sobre os dados do seu estudo, Dra. Lena Carlsson participará, ainda, de conferência sobre os efeitos adversos e indesejáveis da cirurgia bariátrica, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 08 de junho

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar