Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Mais de 27 mil...
Imprensa / Notícias

Mais de 27 mil acompanham ao vivo Barilive sobre exercícios pré-operatórios

Mais de 27 mil acompanham ao vivo Barilive sobre exercícios pré-operatórios

barilive 3A importância dos exercícios pré-operatórios para os pacientes que vão se submeter a uma cirurgia bariátrica foi o tema do terceiro BARILIVE promovido nesta terça-feira (18), pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e exibido on line, pelo Facebook. A transmissão ao vivo alcançou, inicialmente, cerca de 27 mil pessoas, que enviaram perguntas e comentários ao vivo de todo o Brasil.

O evento desta semana foi proposto pelo Núcleo de Reabilitação Física do Conselho de Especialidades Associadas da SBCBM (COESAS).

A coordenação do terceiro Barilive foi do cirurgião bariátrico, Dr. Thiago Szego e contou com a participação da educadora física gaúcha, Rejane Marcon, juntamente com a fisioterapeuta de Curitiba, Raphaela Pontes Macchi.

OBJETIVO – O BARILIVE é um novo programa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento científico, por meio de palestras e debates virtuais.

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, explica que além do debate científico, o BARILIVE é uma oportunidade de mostrar à sociedade civil um pouco do trabalho dos profissionais dedicados na recuperação de pacientes com problemas de obesidade.

“O sucesso da cirurgia bariátrica não está relacionado apenas ao trabalho do médico, como muitas pessoas pensam. Existe uma grande equipe multidisciplinar para dar suporte clínico a cada pessoa que precisa se submeter ao procedimento”, relata Marchesini. “Tudo acontece de forma integrada para propiciar ao paciente não apenas uma mudança física, mas uma mudança de comportamento, ou seja, um reposicionamento social”, pondera.

barilive3

TEMAS – Foram abordados no Barilive sobre exercícios pré-operatórios temas como a forma de orientar um paciente obeso a fazer corretamente os exercícios, os exercícios recomendados para pessoas com obesidade severa, a importância da fisioterapia no processo pré-operatório para evitar trombose e problemas respiratórios, o impacto da obesidade sobre as articulações, joelhos, coluna e quadril, entre outros.

“O paciente é um participante ativo do processo que envolve a cirurgia bariátrica e o sucesso do pós-operatório dependerá dele. Neste Barilive sobre reabilitação física, mais uma vez, isso ficou evidente”, comentou o Dr. Thiago Szego.

A educadora física Rejane Marcon, enfatizou que a conscientização sobre a necessidade dos exercícios físicos para o paciente no período que antecede a cirurgia é tão importante quanto a prescrição do tipo de atividade correta.

“O mínimo de atividade física que possa ser feita antes da cirurgia já traz benefícios. O educador físico deve sempre lembrar que o paciente com obesidade mórbida possui uma série de restrições  e têm um objetivo muito maior do que a performance”, lembrou Rejane. “É preciso fazer com que este paciente passe  ou volte a gostar de fazer atividade física”, completou.

Já a fisioterapeuta Raphaela Macchi, lembrou que o corpo humano não foi feito para ter sobrepeso e mencionou as contribuições da reabilitação física no pré-operatório.

“Além de investir na melhoria da capacidade muscular, esse paciente também precisa melhorar sua capacidade respiratória e fortalecer suas articulações, geralmente comprometidas pelo sedentarismo e pelo excesso de peso. A fisioterapia vai trabalhar a parte preventiva. O objetivo é mudar os hábitos de vida dessa pessoa, sem lesões”, ressaltou Raphaela.

PRÓXIMA TRANSMISSÃO – O tema da próxima semana – 25 de julho – será “As indicações para a realização da cirurgia bariátrica”, com a presença dos médicos e cirurgiões Alexander Morrel e Adriano Canedo, presidente do Capítulo da SBCBM de Goiás.

 

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas