1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. MEC autoriza implantação de...
Notícias / Notícias Destaque

MEC autoriza implantação de residência médica em cirurgia bariátrica no Brasil

MEC autoriza implantação de residência médica em cirurgia bariátrica no Brasil

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC) autorizou há poucos dias a implantação de programas de residência médica em cirurgia bariátrica no país. O objetivo é que, a médio e longo prazo, mais profissionais estejam amplamente capacitados a oferecer o procedimento e com isso reduzir a espera pela cirurgia bariátrica em hospitais públicos.

“Essa é uma importante conquista para todos  e é mais um passo para consolidar a cirurgia bariátrica, que já é uma área de atuação, em especialidade médica definitivamente”, comenta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Marcos Leão Vilas Boas.

“Com a criação de residências médicas em cirurgia bariátrica poderemos formar cirurgiões mais capacitados, reduziremos os custos do tratamento, e agilizaremos ainda mais o atendimento dos pacientes do SUS, e com isso diminuir as filas de espera no país”, comemora.

Os hospitais interessados em ter residentes em cirurgia bariátrica podem se inscrever por meio de formulário no site do CNRM. O prazo para os gestores concluírem a inscrição termina no dia 31 de agosto de 2019.

Após concluído o processo de credenciamento provisório, uma Comissão Estadual de Residência Médica irá vistoriar as instalações hospitalares para validar o programa. Depois de credenciado, os hospitais poderão abrir concurso para o ano de 2020. É importante que essa etapa do processo seja feita utilizando o navegador Mozilla Firefox. Google Chrome, Internet Explorer e Safari não funcionam corretamente na plataforma.

Como pré-requisito para se ingressar na residência em cirurgia bariátrica, o médico  precisa ter concluído pelo menos  dois anos em cirurgia geral para quem iniciou o programa até o ano de 2018 e três anos para quem iniciou a cirurgia geral a partir de 2019.

Segundo Roberto Kaiser, membro da Comissão de Educação Continuada da SBCBM, a residência médica em cirurgia bariátrica é fruto de um trabalho que estava em desenvolvimento desde o reconhecimento pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do procedimento como área de atuação em 2015.

“A SBCBM vinha trabalhando para que fossem criadas residências médicas na especialidade de cirurgia bariátrica vinculada à cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB) para levar a proposta à Comissão Nacional de Residência Médica”, conta Kaiser.

Os médicos residentes em cirurgia bariátrica receberão um certificado emitido pela CNRM, validado pela AMB e que permite a solicitação do registro da especialidade em cirurgia bariátrica dentro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O PRIMEIRO – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve a primeira residência médica em cirurgia bariátrica credenciada pelo MEC em fevereiro desse ano, em Recife, sendo o primeiro do país a contar com o programa oficialmente respaldado pelo MEC.

 

 

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas