Capitulos / Noticia-Amazonas / Noticia-Bahia / Noticia-Brasilia / Noticia-Ceara / Noticia-Espirito-Santo / Noticia-goias / Noticia-maranhão / Noticia-paraiba / Noticia-parana / Noticia-pernambuco / Noticia-rio-de-janeiro / Noticia-rio-grande-sul / Noticia-sao-paulo / Notícias / Notícias Destaque

Milhares de pessoas participaram da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade em todo Brasil

Milhares de pessoas participaram da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade em todo Brasil

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, no dia 21 de outubro (domingo), a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. Milhares de pessoas compareceram neste evento inédito,  realizado, simultaneamente, nas cidades de  Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Vitória, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Campina Grande (PB), São Luís e Porto Alegre.

O evento foi em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro e reuniu médicos, cirurgiões e profissionais que atuam no tratamento da obesidade. Alongamento e orientações sobre atividades físicas, exames e diagnóstico da obesidade foram repassados aos participantes.

A Caminhada foi coordenada por cirurgiões que presidem os Capítulos da SBCBM em todo o Brasil. A campanha trabalhou quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, conta que a iniciativa foi um sucesso e deverá ser a primeira de muitas que a Sociedade vai apoiar anualmente. “Agradecemos a todos os que se dedicaram para que estes 18 eventos pudessem reunir pessoas em prol da saúde e vida com qualidade”, diz Marchesini.

A OBESIDADE – Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A  doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros.  Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária.

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas