Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. No Dia Nacional da...
Imprensa / Notícias

No Dia Nacional da Saúde, Sociedade Brasileira lança campanha para cirurgia bariátrica com responsabilidade  

No Dia Nacional da Saúde, Sociedade Brasileira lança campanha para cirurgia bariátrica com responsabilidade   

PastedGraphic-2A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCMB) lança, no Dia Nacional da Saúde (05 de agosto), uma nova campanha para mostrar os benefícios da perda de peso e para alertar os pacientes com obesidade mórbida sobre a importância da cirurgia bariátrica com responsabilidade.A campanha consiste em sete vídeos de 30 segundos que mostram situações corriqueiras como atravessar a catraca de um ônibus, cruzar as pernas ou amarrar um par de sapatos.

Para uma parte da população estas atividades podem ser banais, mas para as pessoas que sofrem com os problemas decorrentes do excesso de peso, essas atividades se transformam em verdadeiros desafios diários.

“A perda de peso melhora a autoestima, os níveis de diabetes e colesterol e, até mesmo, a qualidade do sono”, demonstra Marchesini.PastedGraphic-6

A SBCBM reuniu em seus vídeos – disponíveis no site  https://www.sbcbm.org.br/wordpress/campanha-cirurgia-bariatrica-com-responsabilidade-traz-qualidade-de-vida/ – temas comuns a homens e mulheres que convivem com o drama do excesso de peso, fator que impacta diretamente a qualidade de vida e a saúde do paciente.

“Na maioria das vezes, são pessoas que já tentaram todos os tipos de dieta possíveis e não tiveram sucesso”, comenta Marchesini.

catraca

Mudança com responsabilidade – O presidente da SBCBM diz que a ideia é mostrar a mudança positiva proporcionada pelo emagrecimento aos pacientes com obesidade mórbida e reforçar a importância da escolha correta dos profissionais que seguem os critérios e determinações nacionais para a realização da cirurgia bariátrica.

Outro propósito da campanha é a responsabilidade compartilhada sobre o sucesso da cirurgia. “A responsabilidade compartilhada significa que o médico dá ao paciente a melhor e mais adequada opção terapêutica e o paciente, em contrapartida, faz o acompanhamento multidisciplinar para manter os benefícios da cirurgia a longo prazo”, explicou Caetano.

A regulamentação do profissional – que deve ser membro da SBCBM, com experiência técnica comprovada por uma sociedade cientifica – deve ser verificada pelo paciente ao escolher o médico.

No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM) é possível consultar todos os cirurgiões associados a entidade no Brasil.

amarrar sapatosCritérios –Os critérios para a cirurgia bariátrica no Brasil seguem parâmetros internacionais de saúde. A indicação cirúrgica deve ser baseada na análise de quatro critérios: IMC (índice de massa corporal), idade, doenças associadas e tempo de doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.

Cirurgia no Brasil – O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou 7,5% em 2016 em comparação com o ano de 2015. Ao todo, cerca de 100.512 pessoas fizeram a cirurgia no ano passado.

O número supera em cerca de 7 mil procedimentos as 93,5 mil cirurgias realizadas em 2015 e está em crescimento. Em 2012, foram feitas 72 mil cirurgias no País, em 2013, 80 mil procedimentos e em 2014, cerca de 88 mil. O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias realizadas e as mulheres representam 76% dos pacientes.

 

 

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas