NOTÍCIA

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Nordeste terá a primeira...
Notícias / Notícias Destaque

Nordeste terá a primeira residência oficial em cirurgia bariátrica do país

Nordeste terá a primeira residência oficial em cirurgia bariátrica do país

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de edital para a primeira residência médica em Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. O edital está aberto e as inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro.

“Trata-se de mais um passo para tornar a cirurgia bariátrica, que já é uma área de atuação,  em especialidade médica definitivamente”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Marcos Leão Vilas Boas.

O serviço médico em cirurgia bariátrica do Hospital das Clínicas da UFPE teve início em 1997 e possui tradição na formação de cirurgiões gerais e na cirurgia bariátrica. Entre os cirurgiões que atuam ou já atuaram no HC  estão o médico e professor Dr. Edmundo Ferraz, Dr. Josemberg Campos, Flávio Kreimer, o professor Álvaro Ferraz e outros cirurgiões que integram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O Hospital é considerado referência na região Norte e Nordeste do país com uma equipe multidisciplinar completa, formada por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, e serviços associados de cardiologia, pneumologia, anestesistas e endoscopistas. Ao todo, o Hospital de Clínicas da UFPE é responsável por cerca de 70 cirurgias bariátricas/ano. Em 2018, todas as cirurgias foram realizadas por videolaparoscopia.

Segundo o cirurgião Flávio Kreimer, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HC-UFPE e presidente do Capítulo de Pernambuco da SBCBM, o médico residente terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades ao lado de todos os profissionais membros da equipe multidisciplinar, cirurgiões renomados e um centro médico de excelência em cirurgia bariátrica no Brasil.

“Estamos felizes com a abertura do edital de prova de residência em cirurgia bariátrica para o Hospital das Clínicas da UFPE. É uma iniciativa que vai possibilitar a formação do cirurgião bariátrico com a perspectiva de uma formação ainda mais completa, abordando a formação cirúrgica, endoscópica e colocando o cirurgião de forma harmônica dentro da equipe multidisciplinar”, comemora Kreimer.

Além da nova residência médica, a UFPE conta com programas de pós-graduação em cirurgia que contempla diversos trabalhos científicos e projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado sobre cirurgia bariátrica e metabólica defendidos e em andamento. O presidente da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO), Almino Ramos, defendeu seu doutorado na instituição em 2017.

Edital – O processo seletivo de residência médica abriu nesta sexta-feira (1º) e segue até 23h59 do dia 12 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal de concursos da UFPE.

A prova está marcada para o dia 24 de fevereiro e os resultados devem ser divulgados no dia 13 de março, com início da residência marcado para o dia 16 de março.

Confira o edital completo aqui.

http://www.upenet.com.br/concursos/19_Residencia%20Medica_II/residencia_medica_II_19.html

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas