Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. NOTA DE PESAR
Notícias

NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) divulgou, nesta quarta-feira (20), uma nota de pesar pela morte de um dos fundadores da SBCBM, o cirurgião bariátrico, Edmundo Machado Ferraz, ocorrida na manhã de hoje.

“Uma grande perda para a Cirurgia Bariátrica Brasileira e para todos os que conheciam o Edmundo Ferraz. Expressamos as nossas condolências aos seus familiares neste momento”, disse o presidente da SBCBM, Caetano Marchesini.

O médico e professor Edmundo Machado Ferraz foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia bariátrica no Norte e Nordeste do país, ainda nos anos 1990.

O presidente do Capítulo da SBCBM de Pernambuco, Dr. Flávio Kreimer, disse que o Dr. Edmundo Ferraz é e sempre será uma referência para os cirurgiões do Nordeste do Brasil.

“O Professor Edmundo tem uma trajetória marcada pela pesquisa e pela inovação. Um exemplo para todos os cirurgiões da nossa região”, disse Flávio Kreimer.

Trajetória – Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. Edmundo foi diretor-superintendente do Hospital das Clínicas e presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), além de ter sido o primeiro profissional fora do eixo Rio–São Paulo eleito presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 2015, presidiu a Academia Pernambucana de Medicina. Em 2014 foi homenageado com o título de professor emérito da UFPE. Reconhecido internacionalmente pelo trabalho científico desenvolvido, foi o fundador do curso de doutorado em medicina da UFPE, membro titular e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, consultor da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, entre outros cargos.