notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. O papel da equipe...

O papel da equipe de enfermagem no atendimento ao paciente bariátrico é tema do Barilive

Notícias

barilice enfermagemO papel da enfermagem no procedimento de cirurgia bariátrica foi o tema do Barilive desta terça-feira (17). Mais de 2 mil internautas acompanharam o debate, que contou com a participação das enfermeiras Juliana Cardozo, de São Paulo, e Charel de Matos Neves, de Porto Alegre, e teve a mediação do cirurgião bariátrico Felipe Rossi, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Nesta semana, o tema do Barilive foi proposto pelo Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM. O Barilive é uma nova proposta da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica para informar e esclarecer a população sobre temas relacionados à cirurgia bariátrica. É exibido ao vivo, todas as terças, às 20h, pela página da instituição no Facebook.

Questões como os riscos envolvendo os pacientes bariátricos, devido à especificidade da cirurgia, como é o planejamento da equipe de enfermagem no atendimento a esse paciente, as novas tecnologias e o que isso mudou na dinâmica da equipe de enfermagem foram alguns dos temas debatidos durante o Barilive.

Charel de Matos Neves enfatizou que é muito importante que o paciente se sinta seguro e que ele perceba que a equipe de enfermagem fala a mesma linguagem do restante da equipe que trabalhou com ele no pré-operatório. “O paciente conhece a equipe que o acompanha, mas a enfermeira que está no hospital, a equipe de enfermagem, ele vai conhecer na hora. Então, essa equipe tem que passar segurança ao paciente e garantir que tudo vai dar certo”, salientou.

Juliana Cardoso falou da importância do acolhimento não apenas do paciente, mas também da família: “O acompanhante vai ao posto de enfermagem a cada cinco ou dez minutos querendo ter informação do paciente. É a equipe de eIMG_4257nfermagem que vai fazer isso, porque o cirurgião está operando e a família está lá. Nós não cuidamos apenas do paciente, mas também da família. É um acolhimento geral”.

O cirurgião Felipe Rossi destacou a importância do trabalho integrado da equipe multidisciplinar para o resultado final da cirurgia, não apenas durante o procedimento cirúrgico, mas durante todo o processo de recuperação e monitoramento do paciente.

Na próxima terça-feira (24), o tema do Barilive será Cirurgia Plástica reparadora pós-bariátrica.