Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. OBESITY WEEK TERÁ SESSÃO...

OBESITY WEEK TERÁ SESSÃO INÉDITA EM PORTUGUÊS

Imprensa / Notícias

obesityP4A Obesity Week -um dos maiores encontros mundiais de profissionais de obesidade – terá uma sessão em português em sua edição que acontece entre os dias 29 de outubro a 02 de novembro, em Washington DC. A data limite de convocação para submissão dos trabalhos da 34a Reunião Anual da Sociedade de Obesidade (TOS) e Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASMBS) é 19 de maio.

O evento reúne os principais especialistas do mundo no campo da obesidade, além de fornecer oportunidades educacionais e de networking.

A iniciativa de incluir na Obesity Week uma sessão em português é do Dr. Natan Zundel, Presidente da Comissão Científica Obesity Week-2017, e do Dr. Almino Ramos, ex-presidente da SBCBM.

Confira uma entrevista com os dois especialistas destacando os objetivos deste evento dentro do maior congresso mundial de obesidade.

 Entrevista com o  Dr. Natan Zundel 

Dr Natan

1. Como será a sessão em português na Obesity Week?

Dr. Natan Zundel : Estaserá a primeira vez na história da ASMBS que teremos um simpósio em português e também a primeira vez que serão aceitos trabalhos em português, durante a Obesity Week.

Isso significa o reconhecimento e a importância das equipes de língua portuguesa da Cirurgia Bariátrica e Metabólica no mundo, especialmente no Brasil. Além disso, é uma forma de promover o intercâmbio entre os Estados Unidos e Brasil, nas áreas de cirurgias bariátrica e metabólica.

Acreditamos que esta é o caminho para incentivarmos a participação de alguns autores com experiências espetaculares na área e que acabam não podendo compartilhá-las, devido a limitações do idioma. Na Obesity Week 2017, esta limitação não existirá.

2. Quais são as expectativas da ASMBS para esta sessão?     

Dr. Natan Zundel: Em primeiro lugar queremos dar a oportunidade das outras sociedades grandes e ativas a terem um fórum. Em segundo lugar queremos multiplicar a presença e a atividade da segunda maior Sociedade Nacional do mundo nesta área. Acredito que será um teste para avaliarmos a expectativa do fórum, para que futuramente possamos aumentar ainda mais este evento dentro da Obesity Week.

3. Qual o dia que está programada esta sessão em português?

Dr. Natan Zundel:  A sessão está programada para o dia 2 de novembro, quinta-feira, das 8h às 10h15. Também haverá uma sessão de exibição E-Posters, com todos os que forem aprovados na versão em português. Esperamos contar com uma presença maciça nesta sessão inédita, para podermos continuar e ampliar este tipo de intercâmbio no futuro.

Entrevista com Dr. Almino Ramos

Dr. Almino Ramos foto

1. Dr. Almino, qual a importância deste evento inédito em português dentro da Obesity Week?

Dr. Almino Ramos: Vai ser um evento muito importante para as duas sociedades, ASMBS e SBCBM. Trata-se de um congresso da maior sociedade de cirurgia bariátrica do mundo que agora abre espaço para a segunda maior sociedade do mundo. Será um dia de curso falado em português com apresentações mescladas de cirurgiões americanos e brasileiros. Também cirurgiões brasileiros que não tenham facilidade para falar a língua inglesa poderão fazer suas apresentações em sua língua nativa.

2. Quais são os objetivos?

Dr. Almino RamosAumentar o intercâmbio científico entre a SBCBM e a ASMBS, de modo que a situação atual da cirurgia bariátrica brasileira possa ser melhor conhecida e interpretada. Embora o sistema atual bariátrico brasileiro possa ser criticado, ele apresenta várias vantagens em relação ao modelo praticado em  outros países.  Além disso, a possibilidade de fazer uma apresentação no maior congresso mundial de tratamento da obesidade em português pode ser interessante para grupos brasileiros.

3. Qual será o enfoque desta sessão em português? Quem estará coordenando? 

Dr. Almino Ramos: A coordenação vai ser dividida entre SBCBM e ASMBS e como o idioma oficial da sessão vai ser português, vão estar presentes além de diversos cirurgiões brasileiros, os cirurgiões bariátricos americanos que também falam português. No simpósio haverá aulas, debates, painéis e apresentação de temas livres. Também serão montados espaços especiais para apresentação de e-posters.

 4. Esta sessão em português dentro da programação normal da Obesity Week será permanente?

Dr. Almino Ramos: Queremos que sessões como esta tornem-se um rotina no congresso americano e o sucesso deste evento será muito importante para a continuidade das sessões em português, assim como para a expansão do modelo para outras línguas como o espanhol.

5. Como o Sr. vê a SBCBM posicionada mundialmente?

Dr. Almino Ramos: Creio que atualmente a SBCBM vive um período de reconhecimento mundial importante. Todos sabem que temos a segunda maior sociedade de cirurgia bariátrica do mundo e o segundo maior número de operações do mundo. Os cirurgiões brasileiros são reconhecidos por sua habilidade técnica e capacidade para realização de cirurgias complexas. Em praticamente todos os eventos mundiais de cirurgia bariátrica e metabólica há pelo menos um cirurgião brasileiro participando como professor. Entretanto a produção científica bariátrica brasileira ainda é tímida e eventos como este podem colaborar de modo expressivo para seu aumento tanto em número de trabalhos publicados como também para a melhora da qualidade científica de nossos artigos.

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar