1. Home
  2. /
  3. COESAS, Notícias, Nutrição, Pós-Operatório, Pré-Operatório, Psicologia
  4. /
  5. Pacientes bariátricos podem aproveitar...

Pacientes bariátricos podem aproveitar Carnaval sem descuidar da saúde

COESAS / Notícias / Nutrição / Pós-Operatório / Pré-Operatório / Psicologia

Presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica dá dicas para aproveitar a folia com responsabilidade

Aprenda formas de aproveitar a folia sem perder de foco a saúde.

Aprenda formas de aproveitar a folia sem perder de foco a saúde.

Carnaval é tempo de curtição, mas os pacientes bariátricos que desejam cair na folia sem descuidar da saúde precisam ter alguns cuidados especiais, principalmente com a alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas. Como a cirurgia bariátrica promove alterações fisiológicas importantes, que reduzem a capacidade alimentar e potencializam os efeitos do álcool, é necessário que todos os pacientes bariátricos tenham responsabilidade para não prejudicar o andamento do tratamento.

Uma forma para não perder o controle é montar um checklist básico, que deve ser seguido e respeitado: mantenha a hidratação, mantenha o equilíbrio das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e faça lanches intermediários, não se esqueça de manter o uso regular de suas vitaminas e mantenha o ritmo de atividade física.

O primeiro passo é manter-se hidratado. Como muitas vezes os pacientes não conseguem ingerir um volume grande de líquido de uma só vez, a atenção deve ser redobrada. “Sucos de frutas naturais, água de coco, isotônicos, chás e água devem ser consumidos ao longo de todo o dia, aos goles”, afirma Alessandra Coelho, nutricionista e presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS-SBCBM).

Além da ingestão de líquido, outro cuidado fundamental é o aporte dos nutrientes necessários para garantir a energia necessária para as horas de folia. O segredo é não ficar muito tempo sem se alimentar. Para isso é preciso criar e respeitar uma rotina de alimentação. Não pule o café da manhã, o almoço e o jantar, pois são estas refeições que garantem um aporte nutricional de melhor qualidade, e faça lanches intermediários. A ordem na hora de comer também é importante. “É preciso ficar atento as prioridades na alimentação, uma vez que o volume ingerido é pequeno. Em primeiro lugar vêm as proteínas magras, depois as frutas, as verduras e os legumes. Por último, os carboidratos”, alerta Alessandra.

Álcool
O consumo de álcool não é recomendado aos pacientes de cirurgia bariátrica pelo alto valor calórico e pelo efeito potencializado pelas mudanças que o organismo passa. Uma dica simples pode ajudar a não perder o controle durante o clima de alegria e descontração do Carnaval: a festa é muito mais do que bebida e comida.

“A velocidade de absorção é maior no paciente submetido ao bypass gástrico: os efeitos da bebida aparecem de forma mais rápida e acentuada, sem contar que a ingestão pode interferir diretamente no controle do peso”, esclarece a presidente da COESAS-SBCBM.

“Após o emagrecimento promovido pela cirurgia bariátrica, é comum que as pessoas tenham mais disposição para sair e desenvolvem uma vida social mais intensa. Nesses momentos, a exposição ao álcool é maior e o consumo pode ser mais tentador, principalmente nos jovens”, complementa a psicóloga Andrea Levy, vice-presidente da COESAS-SBCBM.

Cardápio
A nutricionista Alessandra Coelho preparou algumas dicas para montar cardápios saudáveis e nutritivos para o Carnaval. Veja abaixo o que comer e em que ordem comer:

Café da Manhã:

– Leite desnatado / Iogurte desnatado ou light / Queijo branco;
– Frutas;
– Pão integral / Torrada integral / Cereal integral.

Almoço e Jantar:

– Carnes magras;
– Verduras e legumes;
– Arroz, feijão, massas, batata

Intervalos:

– Água, água de coco, isotônicos, leite desnatado, iogurtes light, vitaminas de fruta, frutas, queijos magros.

Dicas: o que pode e o que não pode fazer

PRÉ-OPERATÓRIO
– Evite despedidas de alimentos calóricos e gordurosos como carnes gordurosas, frituras e fast foods
– Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas
– Evite doces em geral (dê preferência para frutas, gelatina diet e sorvetes a base de frutas)
– Evite períodos longos sem comer
– Inclua nos intervalos das refeições frutas, iogurtes light e/ou desnatados
– Aproveite o clima do carnaval para queimar calorias

PÓS-OPERATÓRIO
– Evite períodos longos sem comer e não pule refeições
– Inclua líquidos na alimentação e tome aos goles nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar
– Evite o consumo de doces, refrigerantes e bebida alcoólica
– Mantenha o uso da suplementação nutricional
– Evite frituras e alimentos gordurosos
– Aproveite o clima de carnaval para dançar, pular e praticar atividade física