Noticias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Perspectivas da Cirurgia Bariátrica...

Perspectivas da Cirurgia Bariátrica no Brasil é tema de reunião em Florianópolis

Notícias / Notícias Destaque

O Capítulo de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, na última sexta-feira (27), em Florianópolis, uma reunião de trabalho sobre as “Perspectivas para a Cirurgia Bariátrica no Brasil.

Cerca de 30 cirurgiões de diversas regiões participaram da reunião sobre novas regulamentações, honorários e tendências da cirurgia bariátrica no Brasil.

De acordo com o presidente do Capítulo de Santa Catarina, Felipe Koleski, o estado com 7 milhões de habitantes possui  25 cirurgiões titulares, 39 cirurgiões associados, que realizam cerca de 500 cirurgias ao mês.

Koloeski falou sobre o número de cirurgiões bariátricos no Brasil e o modelo de atuação em cada estado.

“Valor da remuneração, distribuição das fontes pagadoras, números de cirurgiões e história da mobilização, foram os temas abordados”, conta Felipe Koleski.

O diretor médico da SBCBM, Marcos Leão, coordena o projeto  intitulado “Comisão em Defesa dos Honorários Médicos” – e que está percorrendo o país para debater o tema. “O objetivo é mobilizar os cirurgiões e trabalhar pelo reajuste dos honorários médicos, conforme a realidade de cada estado”,explica Marcos Leão.

Exemplos em outros Estados – O cirurgião curitibano, Antônio Sena, apresentou o trabalho realizado no Paraná que garantiu o aumento dos honorários pagos aos médicos pelo procedimento de gastroplastia. Ele contou que a Unimed no Paraná é responsável por 70% do mercado, com um histórico de negociações sem resultados.

“Após quatro meses de trabalho, 19 reuniões, laudos e propostas conseguimos um aumento importante no pagamento dos custos da gastroplastia e da videolaparoscopia”, informou Sena.