Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa
  4. /
  5. Preparação eficiente é fundamental...

Preparação eficiente é fundamental para a realização de cirurgia bariátrica

Imprensa

SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica alerta sobre a importância do protocolo pré-operatório para a segurança do paciente

 

A obesidade tem aumentado de forma contínua no Brasil e hoje 51% dos brasileiros estão acima do peso. Com isto, o Brasil já é considerado o segundo país com mais cirurgias bariátricas realizadas no mundo. São cerca de 80 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos com 140 mil cirurgias. Baseado no bom resultado do tratamento o número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos. Ainda assim frente ao número de pessoas com indicação formal para a cirurgia este número ainda pode ser considerado muito pequeno, já que mais de 7 milhões de brasileiros são classificados como obesos mórbidos.

A cirurgia não tem indicação como tratamento estético e sim para melhora de doenças e qualidade de vida. Deve ser recomendada para pessoas com obesidade mórbida, o que pressupõe ter pelo menos 40 quilos de excesso de peso, ou doenças graves relacionadas com a obesidade como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia, apneia do sono e doenças ortopédicas severas. A primeira forma de tratamento deve ser sempre por meios clínicos com dietas, atividade física e medicamentos e, em caso de falha, pode ser indicada a cirurgia.

A qualificação dos cirurgiões, às técnicas menos invasivas utilizadas atualmente por laparoscopia e endoscopia, possibilitaram procedimentos mais seguros e eficientes, mas vale ressaltar que para diminuição de riscos e êxito do procedimento um dos principais fatores é a preparação do paciente para a cirurgia em ambiente multidisciplinar.

“A evolução dos equipamentos e materiais utilizados nas cirurgias tornou os procedimentos mais rápidos, seguros e com tempo menor de recuperação, mas tudo isso pode ser prejudicado se o paciente não tiver uma boa preparação clínica antes da cirurgia. É fundamental fazer uma análise rigorosa das condições de saúde do paciente, qualificação do cirurgião, estrutura hospitalar, técnica utilizada, além do acompanhamento multidisciplinar”, ressalta o Dr. Almino Ramos, Presidente da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Quem pode realizar a cirurgia

Não existem limitações com relação a idade sendo que em geral pode-se considerar a possibilidade de indicação da operação para pessoas acima de 16 anos. Em idosos, muito mais que a idade, existe uma preocupação com a condição clínica para a cirurgia, principalmente do ponto de vista cardiovascular e pulmonar. O preparo sempre deve ser feito de modo multidisciplinar envolvendo além do cirurgião, endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo.

 

realizar todos os exames é imprescindível para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade.

Realizar todos os exames é imprescindível para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade.

Dicas para uma boa preparação (pré-operatório)

– É imprescindível conhecer o histórico do cirurgião e verificar se ele é membro da SBCBM. A consulta pode ser feita pelo site (www.sbcbm.org.br).
– Saber se ele atua com equipe multidisciplinar que auxiliará no preparo e orientações pré-cirurgia e também por todo o acompanhamento pós-cirurgia.
– Também é importante saber qual a técnica que será utilizada na cirurgia. Ela deve constar na resolução 1766-05 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a cirurgia bariátrica no Brasil (www.portalmedico.org.br).
– Se possível, visite o local (hospital ou clínica) onde será realizada a cirurgia.
– Realizar todo o protocolo de exames pré-operatórios.
– É recomendado que o paciente emagreça cerca de 5% a 10% de seu peso antes da cirurgia para melhorar sua condição clínica. Isso aumenta a segurança na operação.
– O paciente deve passar por consulta pré-anestésica para o médico rever os exames e a avaliação clínica já feita. Essa consulta tem a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante a cirurgia.

Sobre a SBCBM

A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

Possui atualmente cerca de 1260 sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes em todo o país por meio de 14 capítulos (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e 10 delegacias (Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins).

Mais informações para imprensa:
Target Estratégia em Comunicação

Fone: (11) 3063-0477
Diego Cordeiro – diego@targetsp.com.br
Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br
Karina Klinger – karina@targetsp.com.br

Crédito da foto: e3Learning via Compfight cc

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar