1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Presidente da SBCBM quer...

Presidente da SBCBM quer aumentar a capilaridade da bariátrica no país

Notícias

Em seu primeiro mês a frente da presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o cirurgião de Londrina, no Paraná, Antônio Carlos Valezi – ao lado do vice-presidente, o cirurgião cuiabano, Juliano Canavarros e da sua diretoria – tem como missão aumentar a capilaridade da Sociedade no Brasil, garantir o andamento de atuais e novos projetos e ainda, democratizar o acesso à cirurgia bariátrica no país.

Segundo ele, como entidade sem fins lucrativos e que reúne especialistas no tratamento cirúrgico da obesidade e das doenças metabólicas, a SBCBM pode e deve contribuir e apoiar a realização de políticas públicas que possam melhorar ou contribuir para o cuidado dos pacientes obesos, cirúrgicos e não-cirúrgicos, sejam eles do sistema de saúde público ou privado.

“Iremos oferecer apoio ao Ministério da Saúde, no suporte técnico e científico para auxiliar na avaliação e credenciamento de novos centros no Brasil, visando aumentar o acesso a cirurgia bariátrica. Paralelamente, iremos apresentar uma proposta para atualização das portarias do Ministério da Saúde que estabelecem as diretrizes da cirurgia bariátrica e metabólica no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a portaria vigente foi publicada em 2013”, disse o presidente.

Valezi considera essencial a adequação de estrutura física e de equipamentos para assistência ao indivíduo com obesidade dentro da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a organização e fortalecimento da linha de cuidado de sobrepeso e obesidade e a efetiva viabilização da cirurgia por laparoscopia nos hospitais habilitados.

O atual presidente da SBCBM também defende a regulamentação das cirurgias emergentes, possibilitando ao cirurgião escolher entre procedimentos cirúrgicos que têm o seu lugar no tratamento da obesidade.

Capacitação e capilarização

Entre as novidades desta gestão está o Conecta Brasil, curso continuado da SBCBM para atualização científica dos mais de 2.500 associados da Sociedade. A coordenação das aulas será local e regional e acontecerão mensalmente, sob execução dos 21 capítulos da SBCBM no Brasil.

“Iremos valorizar a ética e a atualização científica permanente dos nossos cirurgiões e das equipes multidisciplinares. Além disso, a SBCBM reúne, organiza e divulga dados e indicadores que expressam as diversas vertentes da obesidade, podendo difundir amplamente a informação científica”, exaltou Valezi.

Os associados da SBCBM também poderão esperar a continuidade e o reforço de projetos e ações que estão em andamento como, por exemplo, a total implementação do manual de codificação de cirurgia bariátrica, a transformação da área de atuação em especialidade e a ampliação da qualificação para sócios e hospitais alcançarem a certificação e acreditação.

“Também estamos com novidades para o nosso aplicativo Barilife, para o Baritalk, Barilive e uma nova versão da Tv Bariátrica, bem como o fortalecimento dos eventos regionais e a continuidade da produção de informações de qualidade sobre cirurgia bariátrica para os pacientes”, finalizou Valezi.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar