1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Programa de Certificação e...

Programa de Certificação e Acreditação da SBCBM cresce em todo o Brasil

Notícias / Notícias Destaque

O Programa de Acreditação e Certificação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) já é realidade para mais de 300 profissionais e 19 hospitais de renome no Brasil.

Muitos médicos, clínicas e hospitais estão aferindo a qualidade dos seus serviços prestados, agregando mais resultados e segurança aos pacientes que passam pelo procedimento no Brasil.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a certificação e acreditação influenciarão positivamente na escolha do paciente, elevando os padrões dos serviços acreditados, bem como o reconhecimento dos profissionais capacitados através da certificação.

“A Acreditação e certificação significam reconhecimento público para a excelência de hospitais, para o trabalho dos cirurgiões e de suas equipes multidisciplinares e ainda mais segurança para o paciente”, afirmou o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas .

COMO OBTER – O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica será realizado pela WMA – World Medical Accreditation, que possui expertise e foco voltado para atender às necessidades contemporâneas de reconhecimento de excelência para médicos, especialidades associadas, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde.

O objetivo da WMA é operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

Para buscar a certificação basta acessar o site www.worldmedicalaccreditation.com e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado .

Para o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, que está coordenando o Programa de Acreditação e Certificação, a obtenção da Certificação melhora a qualidade dos cuidados e constrói um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade.

“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, afirma Berti.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como iniciar o processo de Certificação ou Acreditação?
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa o sistema enviária uma mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando orientações em relação a documentação necessária. Verifique o spam, caso não receba esse e-mail.

Qual a validade da minha Certificação/Acreditação?
12 meses da data da Certificação e/ou Acreditação

Posso certificar minha clínica/consultório?
Não. Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

O que será feito com as informações enviadas mensalmente para o banco de dados?
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos processos estatísticos visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto de fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde, etc.

O hospital pode fazer uma declaração única com todas as informações solicitadas no questionário?
Sim, desde que o documento seja anexado em todas as questões onde é solicitado a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.

Possui material informativo da cirurgia bariátrica e metabólica – vídeo, brochuras ou realiza reunião informativa?
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.

Possui publicações sobre cirurgia bariátrica e metabólica em revistas indexadas?
Anexar arquivo da publicação científica.

Como devem ser feitas as declarações?
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor técnico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.

Como devem ser os arquivos anexados?
Preferencialmente no formato PDF.

Como substituir os arquivos?
Basta clicar sobre o arquivo e substituir pelo novo documento

Nossos parceiros

Parceiro Platinum

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiro Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB

Sites Parceiros

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar