Programa de Certificação e Acreditação da SBCBM - Saiba como participar - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Destaque
  4. /
  5. Programa de Certificação e...

Programa de Certificação e Acreditação da SBCBM – Saiba como participar

Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar um Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica.

Para buscar a certificação basta acessar o site https://app.wmahealth.com/home/participeembedded e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado.

Na área médica, a Certificação é o processo que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos médicos e profissionais de saúde, assegurando a excelência nos procedimentos realizados, gerando segurança e confiança para os pacientes. A certificação possui requisitos e critérios gerais para várias áreas, aplicados a qualquer tipo de organização.

Entre as vantagens da Certificação estão o aperfeiçoamento profissional, elevação dos padrões de treinamento profissional, entre outros.

Já a Acreditação é destinada unicamente às instituições de saúde, como clínicas e hospitais. É um selo de aprovação das organizações de saúde, demonstrando que elas seguem padrões estabelecidos de boas práticas para atendimento de pacientes com obesidade mórbida, que é o caso dos que passam pela cirurgia bariátrica. Além dos processos de Certificação, a Acreditação inclui uma avaliação completa da infraestrutura, para garantir padrões de qualidade e segurança aos pacientes que buscam esses estabelecimentos.

O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica será realizado pela WMA – World Medical Accreditation, que possui expertise e foco voltado para atender às necessidades contemporâneas de reconhecimento de excelência para médicos, especialidades associadas, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde. O objetivo da WMA é operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

Junte-se a nós nesse processo inovador e que representará um marco na história da cirurgia bariátrica no país, valorizando a qualificação e a excelência dos profissionais e serviços que obtiverem a certificação.

ASSISTA TAMBÉM:

DÚVIDAS FREQUENTES

Como iniciar o processo de Certificação ou Acreditação?
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa o sistema enviária uma mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando orientações em relação a documentação necessária. Verifique o spam, caso não receba esse e-mail.

Qual a validade da minha Certificação/Acreditação?
12 meses da data da Certificação e/ou Acreditação

Posso certificar minha clínica/consultório?
Não. Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

O que será feito com as informações enviadas mensalmente para o banco de dados?
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos processos estatísticos visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto de fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde, etc.

O hospital pode fazer uma declaração única com todas as informações solicitadas no questionário?
Sim, desde que o documento seja anexado em todas as questões onde é solicitado a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.

Possui material informativo da cirurgia bariátrica e metabólica – vídeo, brochuras ou realiza reunião informativa?
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.

Possui publicações sobre cirurgia bariátrica e metabólica em revistas indexadas?
Anexar arquivo da publicação científica.

Como devem ser feitas as declarações?
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor técnico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.

Como devem ser os arquivos anexados?
Preferencialmente no formato PDF.

Como substituir os arquivos?
Basta clicar sobre o arquivo e substituir pelo novo documento.

Você também pode consultar outras dúvidas comuns na área específica do site da WMA. Clique aqui.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar