Notícias

  1. Home
  2. /
  3. COESAS, Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Representantes das COESAS aprovam...

Representantes das COESAS aprovam organização em Núcleos de Especialidades

COESAS / Imprensa / Notícias

COESASA Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniu, na última terça-feira (09), em São Paulo, os responsáveis pela coordenação dos novos Núcleos das Comissões de Especialidades Associadas (COESAS).

A grande novidade da diretoria biênio-2017-2018, para esta área das COESAS, foi a sua reorganização em núcleos por especialidade.

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, explica que a divisão em Núcleos tem como objetivo fortalecer a atuação das COESAS na Sociedade.

“O nosso objetivo é garantir que o trabalho que já vinha sendo feito pelas especialidades seja fortalecido, mas também queremos avançar e aprimorar em outras atuações e ampliar as participações das COESAS nos estados”, declarou Marchesini.

reuniao coesas

A reunião com os núcleos das COESAS foi presidida pelo Vice-presidente Executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti e Vice-presidente Societário, Dr. Fábio Viegas.

Na oportunidade, eles apresentaram o plano de trabalho da nova diretoria para os próximos dois anos e que inclui ações na área médica, societária, novas ferramentas de comunicação, qualificação profissional, inovação tecnológica, fomento à pesquisa, entre outras ações.

Nova Reorganização – Com a nova reorganização, as COESAS ficaram divididas da seguinte forma: o Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Saúde Alimentar, Núcleo de Saúde Física e Reabilitação e Núcleo de Especialidades de Saúde Clínica e Assistencial.

Núcleo de Especialidades de Saúde Clínica e Assistencial – Este Núcleo, que abrangeendocrinologistas, clinica médica, terapia intensiva, cardiologistas e outros será presidido neste biênio pela atual presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a médica endocrinologista, Maria Edna de Melo.

Para a Dra. Maria Edna a estrutura da Sociedade está empenhada em desenvolver um projeto muito interessantes.

“Um projeto bem elaborado para agregar os profissionais e trazer conteúdo científico para dentro da Sociedade e isso é fundamental. A diretoria está com uma proposta bem elaborada e tem de tudo para fazer história na Sociedade”, declarou a Dra. Maria Edna.

Quanto a nova reorganização das COESAS ela acredita que tem tudo para trazer resultados positivos.

“Nas COESAS temos profissionais muito heterogêneos e esta interação acaba neutralizando o crescimento em um aspecto ou outro. Além disso, a divisão por núcleos está sendo baseada em critérios de pesquisa e currículo dos profissionais envolvidos”, declarou a Dra. Maria Edna.

Segundo a presidente do Núcleo de Especialidades de Saúde Clínica, a sua missão será desenvolver estratégias para agregar os profissionais que atuam na área da cirurgia bariátrica. “Clínicos, cardiologistas, endocrinologistas e outras especialidades que possam fazer parte do nosso núcleo”, conta. Para ela, esta integração é muito importante, tendo em vista que a ABESO é uma entidade que existe há 30 anos e que tem um histórico de aproximação com a SBCBM.

Núcleo de Saúde Mental –  O Núcleo de Saúde Mental da SBCBM tem como presidente o psiquiatra, Dr. Adriano Segal;Dra. Débora Kinoshita Kussunoki como vice-presidente e a psicóloga, Michele Pereira como conselheira. Para eles, em um primeiro momento houve uma certa apreensão com a mudança na organização das COESAS.

“No entanto, hoje vimos que a proposta será desafiadora e está muito bem feita. É interessante trabalharmos de uma maneira mais profissional, no sentido de termos metas para cumprir e planos para produzir. Será um sucesso este novo modelo”, disse o Dr. Adriano Segal.

Para a psiquiatra, Débora Kinoshita Kussuno, a restruturação é importante no sentido de organizar melhor o direcionamento das ações da SBCBM. “E também para dar continuidade ao que já estava sendo feito e aprimorar as ações com uma distribuição melhor de tarefas”, reforçou Débora.

A psicóloga Michele Pereira, de Brasília, disse que a reorganização das COESAS é uma excelente estratégia. “Conseguimos visualizar aonde a gente quer chegar e qual o plano de ação que será utilizado para isso. Outro fator importante é sabermos que poderemos dar continuidade a este projeto em outras gestões. Isso demonstra um amadurecimento da SBCBM”, mencionou Michele.

Núcleo de Saúde Alimentar – Voltado aos profissionais de nutrologia e nutrição o Núcleo de Saúde Alimentar tem como presidente a nutricionista do Rio de Janeiro, Sílvia Pereira; a nutricionista Loraine Ferraz, como vice-presidente e Carina Rossoni, de Chapecó, Santa Catarina, como Conselheira.

A presidente do Núcleo, Sílvia Pereira, acredita que o novo formato permitirá um aprofundamento maior dos temas de interesse, bem como a adesão de novos profissionais da área ao grupo. “A inter-relação das especialidades Associadas ficou bem mais possível do que era antes”, avaliou. Outro fator positivo para ela é a geração de conhecimentos em eventos e cursos. “Devido a concentração multidisciplinar tínhamos informações muito superficiais. Agora, teremos a possibilidade de criar consensos na área de Saúde Alimentar, o que norteará a nossa atuação profissional”, destacou Silvia.

Para Loraine de Moura Ferraz, desmembrar as COESAS em áreas facilita muito a atuação “Nesta reunião pudemos conhecer os integrantes e o plano de trabalho. Foi muito esclarecedor”, disse.

Já a nutricionista Carina Rossoni, avaliou o modelo como inovador. “Ele agrega e democratiza todas as áreas das Comissões junto à SBCBM e permite uma oportunidade de inserção maior das especialidades. A reunião de hoje permitiu termos este direcionamento, inclusive na construção de diretrizes”, destacou Carina.

IMG_8556

Núcleo de Saúde Física e Reabilitação – Formado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e educadores físicos o Núcleo de Saúde Física é presidido pela educadora física de Porto Alegre, Emilian Rejane Marcon, a vice-presidência ficou com a paranaense e educadora física, Cristina Aquino e a paulista e fisioterapeuta, Juliana Franzotti, ficou como conselheira.

Rejane Marcon disse que a nova formatação vem ao encontro da necessidade de desenvolver diretrizes na área de atividade física e de outras áreas que integram o Núcleo e necessitam avançar. “Temos muito a avançar, inclusive no que se refere a inserção de profissionais que poderão integrar a SBCBM. Entretanto, as áreas que já estão avançadas poderão agregar com o grupo, que é o objetivo da SBCBM com a criação

cris aquino boa

dos Núcleos”, esclareceu Rejane.

A fisioterapeuta Juliana Franzotti, disse que a reunião foi fundamental para equalizar as informações e entender o papel de cada um e como as ações devem ser desenvolvidas.

“É uma gestão bastante agregadora, inovadora, com metas pertinentes, especialmente no que diz respeito a inclusão de novas ferramentas mídia. Além disso, vimos qu

e profissionais com experiência científica e clínica terão a oportunidade de crescer e somar esforços relativos aos avanços no atendimento do paciente bariátrico, objetivo que tem sido priorizado também pela fisioterapia”, avaliou Juliana.

Já a educadora física Cristina Aquino, vice-presidente do Núcleo, acredita que a proposta da nova diretoria permitirá a inclusão de profissionais que possuem estudos eatuam na área da cirurgia bariátrica, mas não são associados à SBCBM.

“Cada especialidade desenvolve um papel fundamental no atendimento ao paciente e que garante o sucesso da cirurgia. Vamos trabalhar para agregar cada vez mais estes profissionais”, finalizou Aquino.

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar