1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Retomada e homenagens são...

Retomada e homenagens são destaques na cerimônia de abertura do XXI Congresso SBCBM

Imprensa / Notícias

Após dois adiamentos em virtude da pandemia, o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica começou nesta quinta-feira (11) em São Paulo. A cerimônia de abertura oficial foi marcada por homenagens e discursos sobre os desafios de planejar e produzir o maior evento presencial de cirurgia bariátrica do mundo neste ano.

Participaram da cerimônia, o presidente da SBCBM, Fabio Viegas; Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn; o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Leonardo Emílio da Silva; o diretor do Cremesp, Angelo Vattimo; o presidente emérito da SBCBM, Arthur Belarmino Garrido; o presidente do Conselho Fiscal e Consultivo, João Caetano Marchesini; o presidente da Comissão Científica do evento e vice-presidente da SBCBM, Antonio Carlos Valezi; o vice-presidente Executivo da SBCBM e membro da comissão organizadora local, Luiz Vicente Berti; o presidente da comissão organizadora local, Alexandre Amado Elias; presidente do Capítulo São Paulo, Thiago Szego; e o membro da comissão organizadora local, Alexander Morrel.

Para o presidente da SBCBM, Fabio Viegas, a entidade tem a responsabilidade de mostrar o que existe de mais moderno na ciência médica e, principalmente, defender a correta informação para a sociedade brasileira.

“Temos a segunda maior sociedade de cirurgia bariátrica do mundo e neste evento vamos discutir avanços, inovações e trocar experiências sobre como otimizar os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica. Todos sairão daqui renovados e satisfeitos. Este congresso um marco para os cirurgiões e equipes multidisciplinares aqui presentes”, comemora Viegas.

O Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, destacou o avanço da vacinação, retomada dos eventos presenciais e das cirurgias eletivas.

“Este evento é um marco do reencontro após mais de 18 meses de um estado pandemico jamais visto por nossa geração. Este também é o momento de retomar o atendimento de outras patologias que estiveram em segundo plano durante a pandemia”, disse o secretário.

O diretor do Cremesp, Ângelo Vattimo, destacou a luta do órgão pelo direito médico e o conselheiro do CFM, Leonardo Emílio, frisou a importância do evento para os pacientes.

“O Congresso está lindo e deve crescer cada vez mais. Temos como objetivo oferecer sempre o melhor tratamento com os melhores resultados para os pacientes e por isso é tão importante a atuação das sociedades médicas e entidades objetivando a segurança  dos  nossos pacientes”, disse Emílio.

O vice-presidente da SBCBM, Antonio Carlos Valezi, citou a força de vontade necessária para a realização do evento e homenageou as vítimas da COVID-19.

“Somos um conjunto de pessoas que vivem em colaboração mútua com um objetivo comum e o nosso Congresso foi pensado e realizado por muitas pessoas com muito carinho. Estamos hoje em um reencontro com amigos que um amigo invisível tentou retirar de nós, mas vencemos, exceto pelas vidas perdidas. Que o sucesso desse congresso seja em homenagem a eles”, disse Valezi.

O vice-presidente Executivo, Luiz Vicente Berti, destacou a resiliência das equipes que trabalharam para que o evento acontecesse de forma presencial.

“Esse foi o congresso da resiliência e da luta. A felicidade ver vocês aqui, rever amigos, é imensa. A SBCBM e uma entidade formada de pessoas que vivem por ela”, frisou.

O ex-presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão, aproveitou a oportunidade para agradecer por seu mandato de forma presencial. “Para fazer esse congresso acontecer foram muitos desafios e dificuldades, mas muito aprendizado e conhecimento”. Ele também aproveitou para anunciar o próximo congresso que vai acontecer em Salvador no próximo ano.

A cerimônia se encerrou com uma homenagem ao ex-presidente e membro fundador da SBCBM Arthur Belarmino Garrido, considerado o pai da cirurgia bariatrica no Brasil.

“Não existe alguém que faça parte da cirurgia bariátrica e não se sinta realizado como médico. E sempre agradável receber homenagens que mostram que tudo o que fizemos foi bem recebido. Felizmente encontrei companheiros que tornaram tudo isso possível e agradável, uma grande aventura de final feliz que é essa sociedade.”

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar