Revista ABCD tem nova e importante indexação: PUBMED Central (PMC)* - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Institucional, Notícias, Pesquisas
  4. /
  5. Revista ABCD tem nova...

Revista ABCD tem nova e importante indexação: PUBMED Central (PMC)*

Institucional / Notícias / Pesquisas
Revista ABCD

Capa da Revista ABCD

*Editorial escrito pelo Prof. Olsvaldo Malafaia, editor da Revista Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva

O PubMed Central (PMC) não deve ser confundido com o PubMed. Estes são dois serviços do United States National Library of Medicine (NLM) muito diferentes em seu núcleo.

O PubMed é uma base de dados pesquisável de citações e resumos biomédicos, mas o artigo procurado com texto completo não reside na plataforma PubMed e sim fisicamente está em outra base, ou seja, no nosso caso na Scielo. O PubMed somente transfere a solicitação digital para o outro site referido pelo periódico.

A revista estando no PMC pode facilmente ser acessada diretamente na própria base do PMC, sem mecanismos intermediários, contendo os trabalhos na íntegra em inglês e totalmente gratuitos. Ainda, pode ser interligado a muitos outros bancos de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) e acessado por qualquer via de busca e recuperação, aumentando ainda mais a capacidade e facilidade do público em geral para descobrir, ler e construir livremente em cima deste imenso portfólio de conhecimento biomédico. Ou seja, passa a ter visibilidade mundial ainda maior do que já tinha, propiciando aumento de citações e fator de impacto da revista.

Para que melhor se entenda, o National Center for Biotechnology Information (NCBI) é uma divisão da United States National Library of Medicine (NLM), que por sua vez é ramo do National Institutes of Health, que por sua vez pertence ao Governo dos Estados Unidos da América (US Government). O PubMed e PubMed Central são ramos da NLM, independentes um do outro.

Sumarizando:

US Government ►NIH (National Institutes of Health) ► NLM (National Library of Medicine) ►NCBI (National Center for Biotechnology Information) ► PubMed Central                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     ► PubMed

É um orgulho ao ABCD e às associações científicas a ele afiliadas estarem em tão alto patamar, junto com USA.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar