Ricardo Cohen assume sub-coordenadoria de Cirurgia Bariátrica e Metabólica na SBD - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Cirurgia Metabólica, Institucional, Notícias
  4. /
  5. Ricardo Cohen assume sub-coordenadoria...

Ricardo Cohen assume sub-coordenadoria de Cirurgia Bariátrica e Metabólica na SBD

Cirurgia Metabólica / Institucional / Notícias

O  ex-presidente da Sociedade Brasileira de  Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Ricardo Cohen, acaba de ser nomeado Sub-Coordenador de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Departamento de Síndrome Metabólica e Pré-Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para o biênio 2020 a 2021.

Para Cohen, o convite representa uma importante aproximação entre as sociedades e que possibilitará colaborar com a disseminação da educação sobre a eficácia e segurança das cirurgias metabólicas.

 

“O nosso papel será construir com a SBD diretrizes atualizadas de indicação de cirurgia metabólica para os pacientes não controlados com o melhor tratamento clínico”, disse Cohen.

 

Fundada em 1970, a Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD), é uma associação civil, sem fins lucrativos, filiada à International Diabetes Federation (IDF) e que tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus.

O QUE DIZ A SBD – O coordenador do Departamento de Síndrome Metabólica e Pré-diabetes da SBD, Luciano Ricardo Giacaglia, conta que como endocrinologista conhece a importância da síndrome metabólica na determinação de Diabetes tipo 2, de desfechos cardiovasculares, de doenças degenerativas do sistema nervoso central e de diversas alterações que incluem outras neoplasias relacionadas com a resistência a insulina.

“Também sabemos da dificuldade que é a modificação do estilo de vida para alguns pacientes e, inclusive, das limitações terapêuticas existentes em certos casos. Recentemente, a introdução do conceito da cirurgia metabólica trouxe uma nova luz na terapia destes pacientes, com excelentes resultados clínicos, tanto nos parâmetros metabólicos quanto em dados de prevenção a longo prazo “, reforça.

Por isso, segundo ele, este ano a SBD resolveu criar a subárea de cirurgia metabólica, vinculada ao seu departamento na SBD, que terá como principal missão discutir e propor novas diretrizes sobre o perfil do paciente que pode ser inserido na modalidade de cirurgia metabólica.

“O Dr Ricardo Cohen é um dos maiores experts no assunto em território nacional, com reconhecimento internacional, além de um defensor desta modalidade terapêutica para pacientes que não respondem a terapia clínica usual. Tenho certeza que ele cumprirá sua gestão com excelência e, em breve, estaremos criando novas diretrizes nesta nova modalidade. Quero saudar os colegas endocrinologistas e cirurgiões bariátricos, para aderirem a esta luta sempre com os olhos voltados ao nosso paciente com complicações tardias”, finalizou Giacaglia.

AVANÇO – Para o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, a aproximação com a SBD representa um grande avanço, no sentido de reconhecer a cirurgia metabólica como aliada dos pacientes com diabetes tipo 2 sem controle.

“O Dr. Ricardo Cohen é uma escolha natural para este caso, pelo fato de ser um estudioso do tema e que tem trabalhado incansavelmente pela cirurgia metabólica no país. Além disso, a atitude da diretoria da SBD merece ser enaltecida, pois mostra  a intenção das Sociedades de trabalharem de forma sinérgica, visando o bem-estar do paciente, com a redução das complicações que o Diabetes Tipo 2 o impõe”, declarou Marcos Leão.

A cirurgia metabólica – Em 2017 o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução Número 2.172, que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

A diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira.

Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.

O diabetes tipo 2 surge, em geral, na fase adulta e está ligado à resistência à ação e diminuição da produção de insulina no pâncreas, ação deficiente de hormônios intestinais, dentre outros. A obesidade, dislipidemia (elevação do colesterol e triglicerídeos), hipertensão arterial, histórico familiar da doença ou de diabetes gestacional, e o processo de envelhecimento são os principais fatores de risco.

De acordo com os estudos analisados, a cirurgia metabólica é segura e apresenta resultados positivos de curto, médio e longo prazos, diminuindo a mortalidade de origem cardiovascular.

A SBD – A SBD é uma instituição referência em Diabetes e que tem como principal objetivo contribuir para a prevenção e tratamento adequado da doença, disseminando conhecimento técnico-científico entre médicos e profissionais de saúde e conscientizando a população a respeito da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes. A SBD também atua juntos aos estados e municípios  na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a atenção correta dos pacientes e para a redução significativa do número de indivíduos com diabetes no país.

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar