Blog

Capitulos / Cirurgia Bariátrica / Cirurgia Metabólica / Eventos / Imprensa / Institucional / Noticia-rio-de-janeiro / Notícias

Rio de Janeiro receberá os grandes nomes da cirurgia bariátrica durante o 21º Congresso Mundial da IFSO

Rio de Janeiro receberá os grandes nomes da cirurgia bariátrica durante o 21º Congresso Mundial da IFSO

Evento acontecerá entre  28 de setembro e 1º de outubro no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca

Rio de JaneiroO primeiro congresso mundial da IFSO realizado no Brasil aconteceu em São Paulo no ano de 2002. Na ocasião a cidade foi sede da 7ª edição do evento. Quatorze anos depois o Congresso será realizado novamente no País, desta vez na cidade do Rio de Janeiro, em sua 21ª edição. O evento acontecerá no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, e a programação completa, bem como os convidados nacionais e internacionais que estarão nesta edição do congresso estão em www.ifso2016.com. Confira!

 

Um dos destaques da programação será o simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no Maracanã Hall, na tarde do dia 30 de setembro, entre 16h30 e 18hs. O foco de toda a programação será a cirurgia bariátrica/metabólica em adolescentes.

 

Entre outros assuntos serão abordados: por que, quando e como fazer a cirurgia? Quando o paciente e jovem demais? Qual o procedimento? Padrões éticos e de direito a respeito da cirurgia bariátrica em adolescentes; Impacto psicológico; Existe lugar para bandas? Posição da SBCBM sobre a cirurgia bariátrica em adolescentes; Estudo sobre adolescentes obesos mórbidos (AMOS – Adolescent Morbid Obese Study), além das perguntas e respostas sobre o tema.

 

“Temos a honra de, mais uma vez, receber o principal evento da área no País. As novidades da cirurgia bariátrica/metabólica chegarão ao País, juntamente com os mais renomados cirurgiões e profissionais que estudam a obesidade. Perder este evento representa ficar para trás em relação a tudo que está sendo feito no mundo no segmento”, comenta o Dr. Josemberg Campos, Presidente da SBCBM.

 

Destaques da Programação

Quarta-feira, 28 de setembro (pré-congresso)
A grade científica do pré-congresso é composta por temas que abordam as diversas áreas da especialidade. Dez salas estão reservadas para, ao longo do dia, receber os congressistas. As vagas são limitadas e devem ser feitas diretamente no site oficial do Congresso, por meio de acesso à área restrita com login e senha.

 

Também no site o interessado encontra mais informações e horários sobre os temas: “Endoscopia bariátrica”, “Hérnias difíceis e obesidade severa”, “Endo suturas”, “Como publicar seu trabalho científico”, “Apoio bariátrico integrado e transdisciplinar”, “Cirurgia metabólica”, “Cirurgia bariátrica de anastomose única: a reconstrução em Y de Roux é necessária? Uma avaliação crítica da anastomose única e reconstrução em Y de Roux”, “Complicações pós-operatórias”, “Cirurgia bariátrica/metabólica revisional” e “O paciente gravemente enfermo: cuidados pré, trans e pós-operatório”.

 

IFSO-PRÉCONGRESSO

Clique no banner e inscreva-se no site do 21º Congresso Mundial da IFSO

Quinta-feira, 29 de setembro
Início do Congresso, que terá apresentações, mesas de discussões, simpósios e debates nas salas: Copacabana, Ipanema, Maracanã, Leblon, Barra e Corcovado. A abertura oficial será feita na sala Copacabana pelos Drs: Natan Zundel, presidente da IFSO, Ricardo Cohen, presidente do congresso, Almino Ramos, coordenador da comissão científica do congresso, Wendy Brown, da comissão científica da IFSO e Luiz Vicente Berti, coordenador da comissão social e organizadora do congresso.

 

Entre os diversos temas apresentados nas salas, destaque para a sessão comemorativa dos 50 anos do by-pass gástrico e cirurgia bariátrica/metabólica revisional (Copacabana Hall); Simpósio sobre obesidade mundial da IFSO e cirurgia bariátrica robótica (Ipanema Hall); Simpósios da IFSO-LAC e IFSO APC – A importância da Ásia e América Latina no futuro da cirurgia bariátrica/metabólica (Maracanã Hall); Diversas apresentações sobre cuidados integrados em cirurgia bariátrica/metabólica (Leblon Hall); Cirurgia metabólica não é só diabetes, mas também hipertensão, hiperlipidemia e redução de risco cardiovascular (Barra Hall) e a sessão da IFSO focada em jovens cirurgiões (Corcovado Hall).

 

Sexta-feira, 30 de setembro
O penúltimo dia de evento intensifica as discussões sobre a cirurgia bariátrica/metabólica em todo o mundo com base nas indicações, perspectivas, formas de tratamento, acompanhamento, técnicas, complicações entre outros fatos que serão apresentados pela comunidade bariátrica mundial, além de reflexões sobre a evolução e o momento atual. Nesse contexto duas sessões colocam o assunto para a reflexão dos congressistas: O que a cirurgia metabólica nos ensinou? e A economia da saúde da cirurgia bariátrica – deveríamos estar fazendo mais? (Copacabana Hall).

 

Pesquisa As apresentações e sessões continuam nas outras salas com destaques para os diversos simpósios de entidades, como o da IFSO em parceria com a ASMBS – Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e IFSO Oriente Médio (Ipanema Hall); Simpósio da EAES – Associação Europeia de Cirurgia Endoscópica, da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes e da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (detalhado no início deste texto) (Maracanã Hall); Diversas apresentações sobre cuidados integrados em cirurgia bariátrica/metabólica e simpósio da ICYLS – Clube Internacional de Jovens Cirurgiões Laparoscópicos (Leblon Hall); Sessão de procedimentos inovadores com apresentação de dispositivos experimentais e ética para novas propostas de procedimentos bariátricos/metabólicos (Barra Hall) e a sessão em idioma espanhol com diversos tópicos da cirurgia bariátrica/metabólica (Corcovado Hall).

 

Sábado, 1º de outubro
Último dia do evento. Na sala Copacabana, entre 8h30 e 14h, os congressistas poderão acompanhar a exibição de cirurgias ao vivo feitas com as principais técnicas utilizadas pelos cirurgiões. Uma excelente oportunidade de atualização e revisão de procedimentos cirúrgicos.

 

Fotos via pressphoto/Freepik e Pixabay.

 

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas