Sala dedicada às especialidades médicas tem recorde de público no XIX Congresso de Cirurgia Bariátrica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Sala dedicada às especialidades...

Sala dedicada às especialidades médicas tem recorde de público no XIX Congresso de Cirurgia Bariátrica

Notícias / Notícias Destaque

Um das novidades do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que acontece em Fortaleza, é o espaço dedicado exclusivamente ao Núcleo de Especialidades Médicas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A sala – com capacidade para 500 pessoas – ficou lotada no primeiro dia de aulas e palestras.

“O temas da programação trouxeram discussões sobre o que há de mais novo nas áreas médicas que atuam no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica”, afirma o presidente da (SBCBM), Caetano Marchesini.

Integram o Núcleo de Especialidades Médicas endocrinologistas, cardiologistas, ginecologistas, cirurgiões plásticos, ortopedistas e outros.

O presidente das Coesas na SBCBM, Fábio Viegas, disse que o objetivo do programa é a discussão clínica dos doentes cirúrgicos.

“É um programa inovador e que vai permanecer nos próximos Congressos devido ao sucesso no número de participantes “, disse Viegas que coordenou a programação das Coesas. “Estamos ampliando o nosso leque de estudos relacionados à obesidade e não apenas a cirurgia. A ideia é discutir  o doente como um todo”, completou Viegas.

 

APROVAÇÃO – Para a médica nutróloga Andrea Pereira, a iniciativa é super importante porque a cirurgia bariátrica, segundo ela, depende de uma equipe multiprofissional.

“A importância desta integração está sendo mostrada com a sala de debates cheia. Este tipo de proposta é essencial em todas as áreas da medicina”, ressaltou. “Quando você junta o clínico com o cirúrgico você tem visões muito diferentes para investigar o que realmente pode estar acontecendo com o paciente, ou seja, só traz benefícios”, afirmou Andrea.

Dentro da programação ela falou sobre a visão do clínico no paciente operado. “A cirurgia bariátrica é o melhor tratamento em termos de diabetes para pessoas com indicações adequadas, pois temos redução imediatas dos índices glicêmicos após a cirurgia”, completou Andrea.

A recidiva de peso pós-cirurgia bariátrica foi um dos temas da programação. Para a presidente da ABESO, Maria Edna Melo “As decisões sobre o que fazer com pacientes recidivos devem ser tomadas em conjunto entre o cirurgião, endócrinos e nutricionistas, principalmente no que se refere ao paciente que não tem resposta clínica”, salientou a médica Maria Edna Melo.

O ortopedista Dr. Manoel Diógenes, falou sobre os efeitos do ganho de peso nas articulações. “Com o aumento da obesidade existem uma sobrecarga grande sobre as articulações e as complicações ortopédicas podem ser ainda maiores, especialmente, com relação a Artrose, que é o desgaste da cartilagem articular,” disse Manoel.

Já o psiquiatra Adriano Segal, destacou a importância da participação de um profissional de psiquiatria no tratamento da obesidade. “É essencial para que sejam tratados, ou mesmo evitados, alguns como compulsão, autoagressão e  outros problemas”, reforçou Segal.

O Programa da Para o Núcleo de Especialidades Médicas, as discussões foram guiadas por temáticas como a Recidiva da Obesidade Após Cirurgia Bariátrica: Dados Atuais e Fatores Preditivos (Luís Vicente Berti/SP), Os Efeitos a Longo Prazo da Cirurgia Bariátrica Nos Fatores de Risco Cardiovasculares (Carel Le Roux/Irlanda), Condução Gineco-Obstétricas Após Cirurgia Bariátrica (Sidney Pearce/CE) e Cirurgia Bariátrica e Alterações Osteoarticulares, Recidiva de Obesidade: O Que e Quando Fazer? (Natan Zundel/EUA), os Benefícios da Perda de Peso (Manoel Diógenes/CE), Existe aumento de suicídio pós-cirurgia bariátrica (Adriano Segal/SP), Abordagem Clínica do Paciente com Recidiva da Obesidade (Maria Edna Melo/SP), Ácidos Biliares (Ana Flávia Junqueira/CE), Microbiota Intestinal (Jacqueline Rizzoli/RS),  Hormônios Intestinais (Bruno Halpern/SP), Visão do Clínico (Andrea Pereira/SP), Visão do Cirurgião (Ricardo Cohen/SP), Suplementação Após Cirurgia Bariátrica (Alessandra Rascowiscks/SP)

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar