Salas cheias nos cursos do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Salas cheias nos cursos...

Salas cheias nos cursos do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica

Notícias / Notícias Destaque

Cirurgiões de todo o Brasil participaram nesta quarta-feira (06), dos quatro cursos e do Simpósio, promovidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), durante o XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Fortaleza.

Foram realizados cursos sobre Novas Tecnologias em Cirurgia Bariátrica, Endoscopia Bariátrica, Endossuturas e Endoanastomes e Advanced Bariatric Life Suport – ABLS – Urgências Bariátricas. Além disso, um Simpósio Integrado entre a Sociedade Brasileira e a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica reuniu cirurgiões nacionais e internacionais.

ABLS – Cerca de 250 pessoas acompanharam o curso, Advanced Bariatric Life Suport – ABLS – Urgências Bariátricas, com coordenação de Fabio Almeida e Gustavo Souza. Foram abordados aspectos básicos da cirurgia bariátrica, como história, visão geral dos procedimentos bariátricos, avaliação do paciente, visão ultrassonográfica e visão tomográfica do paciente,  síndromes neurológicas, tromboembolismo, tratamento de fístulas , abordagem das complicações.

Situações emergenciais e complicações intestinais do paciente bariátrico também foram discutidas.  O curso encerrou com sessão de casos clínicos e vídeos com debatedores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Tito Grageda, cirurgião da Bolívia, falou sobre avaliação inicial e abordagem que deve ser feita pelo médico de emergência.

“Qual o tipo de Cirurgia foi realizado, verificar se existe a presença de ar e os líquidos livres na cavidade, o método de diagnóstico e a liberação de imagens para descartar complicações graves são fundamentais na avaliação de um paciente bariátrico”, afirmou Grageda. Ele também apresentou 10 dicas que todo o médico de emergência deve saber.

ENDOSCOPIA BARIÁTRICA – O curso sobre Endoscopia Bariátrica para o Cirurgião, sob coordenação de Manoel Galvão Neto e Luiz Gustavo Quadros, teve sua capacidade máxima atingida. A programação foi dividida em dois módulos: um teórico e outro prático, com vídeos e treinamento em simuladores.

“A endoscopia tem se mostrado uma ferramenta importante para auxiliar o cirurgião bariátrico a tratar diversos problemas e complicações no seu pós-operatório, assim como também tem trazido inúmeras técnicas para o tratamento e controle da obesidade. O objetivo desse curso é familiarizar o cirurgião bariátrico com essas ferramentas, demonstrando suas indicações, resultados e limitações”, afirmou Manoel Galvão.

ENDOSSUTURAS E ENDOANASTOMES – O terceiro curso foi sobre Endossuturas e Endoanastomes – Hands On, sob coordenação dos médicos Luiz Moura e Rodrigo Babadopulos, ambos do Ceará. Para o médico Luiz Felipe Osório (RJ), que falou sobre a “Formatação e Configuração Espacial do Nó Ajustado”, a intenção do curso é apresentar novas técnicas aos inscritos: “Nós não temos a pretensão de ensinar sutura a cirurgião, o que queremos orientar sobre novas técnicas e habilidades”, ressaltou.  Já a conceituação acerca de Vídeo Cirurgia (Ergonomia, Estereotaxia, Ambidestria, Hapticidade e Efeito Fulcrum) ficou sob responsabilidade do médico Luiz Moura.

Ainda durante a etapa teórica, o curso abordou temas como Endossuturas e Anastomes, com o médico Eudes Godoy (RN), Modelo Avançado de Treinamento de Cirurgia Bariátrica em Animais, com Luiz Henrique Sousa (GO), Armadilhas em Vídeo-cirurgia, ao cargo do especialista Igor Marreiro (RN) e a conceituação de Cirurgia Robótica, com o Dr. Rodrigo Babadopulos (CE). A primeira fase foi finalizada com apresentações da Johnson & Johnson e Medtronic, que expuseram seus portfólios de Cirurgia Minimamente Invasiva e o manejo de materiais, instrumentais e energia.  O período da tarde foi dedicado exclusivamente às atividades práticas. Haverá uma estação de simuladores de vídeo cirurgia e o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas permanecerá à disposição dos congressistas para treinamento durante todo o evento.

NOVAS TECNOLOGIAS EM CIRURGIA BARIÁTRICA – Médicos de São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia participaram do quarto curso promovido pela SBCBM, As Novas Tecnologias em Cirurgia Bariátrica. As participações internacionais incluíram Samer Mattar (Estados Unidos), Carlos Vaz (Portugal), Mohit Bhandari (Índia) e Jacques Himpens (Bélgica).

O palestrante Samer Mattar (EUA) apresentou a relação custo X benefício levando em consideração às cirurgias por via robótica e laparoscópica. Segundo ele, a cirurgia assistida por meio de robôs tem algumas vantagens quando aplicada à bariátrica, como em casos de IMC elevado ou revisão. “É uma tecnologia importante, que está em constante evolução. No entanto, ainda precisamos de mais estudos para baixar os custos e outras dificuldades como as altas taxas de complicação”, argumentou Mattar.

“As novas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia, na nossa rotina, cada vez mais com novos planos, novas condutas e ações com nossos pacientes. Isso faz parte do processo de crescimento de cirurgia bariátrica e é importante que possamos multiplicar as informações”, disse um dos coordenadores do debate, Dr. Alexandre Elias (SP).

Dentro da programação das Novas Tecnologias Aplicadas à Cirurgia Bariátrica, tendo como moderador o Dr. Luis Felipe Osório (RJ), foram realizadas breves apresentações sobre A Experiência do Paciente na Era Digital, com a Dra. Andressa Gulin (PR); Cirurgia Bariátrica por Portal Único – Single Port, com o especialista indiano Mohit Bhandari, que também falou sobre Cirurgia Robótica no Super Obeso; Cirurgia Bariátrica Auxiliada por Fluorescência, apresentada pelo Dr. Almino Ramos (SP) e ainda Bypass Endoscópico – Valentx, com o especialista argentino Pablo Omelanczuk.

A primeira etapa do debate foi concluída com a apresentação dos Avanços na Anestesiologia para o Paciente Bariátrico, com palestra do Dr. Luiz Fernando dos Reis Falcão (SP).

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar