Salvador recebe 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade - SBCBM

Salvador recebe 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade

Capitulos / Noticia-Bahia / Notícias / Notícias Destaque

Salvador também participará da a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) em todo o Brasil. Na capital baiana, o evento acontece no Coqueiral da Praia Jardim de Alah, na altura da Avenida Otavio Mangabeira, 3471.

A concentração será, à partir das 8 horas, na área perto dos restaurantes, onde haverá sessão de aquecimento e exercícios de alongamento. O percurso – de 2,5 quilômetros, será feito em torno da lagoa. A camiseta da corrida será entregue aos primeiros 300 participantes que chegarem ao local.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a iniciativa visa alertar a população sobre os perigos do excesso de peso e incentivar uma vida mais saudável. “Neste mês de outubro estamos aumentando as nossas recomendações, com o objetivo de estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis, pois no Brasil os números atuais mostram que a obesidade é um problema crônico e de saúde pública”, explica o especialista.

No local também será disponibilizado, gratuitamente, exames básico como medição de glicemia e de colesterol e aferição de pressão arterial Já o Grupo Internacional Mundo Capoeira fará uma apresentação de roda de capoeira, no píer do Dique, durante a concentração dos participantes.

As caminhada integra as comemorações pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade.

OBESIDADE EM SALVADOR – Em Salvador, a obesidade atinge 19,9% da população e supera a média nacional, que é de 18,9%, de acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. “O sobrepeso e obesidade são responsáveis por inúmeras doenças que comprometem a saúde, a qualidade de vida e podem levar à morte.” alerta o cirurgião bariátrico, Adriano Rios, que é presidente do Capítulo da Bahia da SBCBM. O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. “O que muitos não sabem é que o hábito de se exercitar regularmente também é um dos fatores responsáveis por manter os resultados e diminuir a desistência do tratamento pós-cirurgia bariátrica”, esclarece o médico.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar