1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SBCBM apresenta dados sobre...

SBCBM apresenta dados sobre custo-efetividade e o panorama da cirurgia bariátrica e metabólica para UNIDAS-DF

Notícias

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) realizou, em parceria com a Superintendência da UNIDAS-DF, uma rodada técnica-científica sobre o panorama da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil no auditório da Fundação Assefaz, em Brasília, no último dia 8 de dezembro.

As palestras tiveram como objetivo abordar aspectos sobre a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar, a certificação e acreditação em cirurgia bariátrica, a diferença de titulação entre profissionais do mercado, os custos da cirurgia bariátrica e metabólica, pagamento por performance e a elevação de custos a longo prazo dos pacientes obesos não tratados ao sistema.

Segundo o vice-presidente Executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, encontros que aproximem a SBCBM das fontes pagadoras e demonstrem dados concretos sobre a custo-efetividade da cirurgia bariátrica e metabólica são importantes para construção de melhores relações e sustentabilidade do sistema de saúde suplementar.

“Entendemos que a necessidade de profissionais certificados com melhor formação, o estabelecimento de critérios sobre a indicação correta para o procedimento cirúrgico mais adequado e as melhores práticas colaboram para um sistema equilibrado e custo-efetivo”, diz o vice-presidente Executivo.

Para o Diretor Médico da SBCBM e um dos idealizadores da iniciativa, Luiz Fernando Córdova, a receptividade e os resultados foram excelentes e eventos como estes devem ser replicados em outros estados e para outros capítulos da SBCBM.

“Mostramos para as operadoras que é importante tratar com médicos associados, com certificação de área de atuação, e isso será muito importante para a sociedade como um todo, mas principalmente para eles que terão em seu corpo clínico médicos com boa formação”, afirma. “Estamos trabalhando para estreitar laços e contatos com diretores de operadoras de saúde de autogestão também em outros estados”, completa Córdova.

O Diretor Societário da SBCBM e próximo vice-presidente da entidade, Juliano Canavarros, também esteve presente no evento e palestrou sobre o custo a longo prazo dos pacientes com diabetes e obesidade que não recebem o tratamento cirúrgico e a custo-efetividade da cirurgia bariátrica e metabólica.

“A ciência estima que tenhamos no país cerca de 23,2 milhões de pacientes com diabetes até 2045. Ao se tornar descompensado, a doença apresenta sérios riscos para a saúde, podendo afetar órgãos como olhos, rins, fígado, coração e sistema vascular. A cirurgia metabólica se apresenta com uma excelente ferramenta para controle da doença e capaz de evitar essas complicações, o que traz, a longo prazo, benefício para o paciente e ao sistema de saúde”, comenta Canavarros.

A iniciativa, batizada de UNIDAS CONECTA, reuniu 29 representantes de fontes pagadoras de autogestão e da SBCBM. Também estiveram presentes a presidente do Capítulo Distrito Federal da SBCBM, Ana Carolina Fernandes; e o presidente do Capítulo Distrito Federal eleito para o próximo biênio, Tulio Marcos Rodrigues da Cunha.

O evento foi encerrado pelo Diretor de Comunicação da UNIDAS-DF, Thiago Braga, que reafirmou o compromisso de compartilhamento de melhores práticas para as equipes internas e áreas médicas das filiadas, a fim de que tenham mais fluidez e assertividade nas suas atuações. Braga também afirmou que a UNIDAS-DF pretende estimular, ainda mais, a participação das filiadas nos eventos, treinamentos e demais ações da associação.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar