Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. SBCBM é destaque no...

SBCBM é destaque no VII Congresso LatinoAmericano de Cirurgia Bariátrica na Bolívia

Imprensa / Notícias

 

Fabio Viegas Bolivia

Representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) participaram, entre os dias 26 e 29 de abril, em Santa Cruz, Bolívia, do VII Congresso LatinoAmericano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e que acontece a cada dois anos em um país da América Latina.  Trata-se de um evento do Capítulo Latino-americano e Caribe, da Federação Internacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO LAC). O próximo Congresso IFSO LAC será no Equador.

De acordo com o vice-presidente Societário da SBCBM, Dr. Fábio Viegas, que representou a Sociedade Brasileira no evento, o Congresso foi fundamental para difundir os avanços da cirurgia bariátrica e dos transtornos metabólicos.

“Além disso, o Capítulo latino-americano tem por princípio prestigiar médicos e membros das equipes multidisciplinares da IFSO e que de alguma forma se sobressaem em seus países de origem”, explicou.

Nesta edição, o VII Congresso Latino Americano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO LAC) contou recebeu  convidados de toda a América Latina e da Espanha.  “Também contamos com a presença de alunos de medicina brasileiros que estudam na Bolívia e de integrantes dos núcleos das COESAS da SBCBM”, completou Fábio Viegas.

O Dr. Fábio Viegas lembrou que entre os principais propósitos do Congresso está o incentivo ao desenvolvimento da cirurgia bariátrica em todos os países da América Latina. “Nem todos os países possuem uma Sociedade do tamanho da SBCBM. O Uruguai, por exemplo, ainda está criando a sua própria sociedade e já conta com oito membros”, demonstrou Viegas.

IMG_8326

Brasileiro assume Capítulo Latino-Americano –  Um dos grandes momentos do Congresso LatinoAmericano foi a posse do cirurgião bariátrico e ex-presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, como presidente do Capítulo Latino-Americano da IFSO LAC.

O brasileiro presidirá o Capítulo para América Latina e Caribe por dois anos.

“ O Brasil é pioneiro em cirurgias metabólicas em pacientes com obesidade grau1. Isso nos dá reconhecimento mundial”, declarou Ricardo Cohen, que foi presidente em setembro de 2016 do Congresso Mundial da IFSO no Rio de Janeiro. “Portanto, ser presidente do capítulo da AL é a continuidade de nosso trabalho, agora em nosso continente”, disse o Dr. Cohen.

Entre as principais metas do Dr. Ricardo Cohen à frente da presidência do Capítulo Latino-Americano está o apoio para as Sociedades de cada país. “Buscaremos a união de todos para fortalecer a região cientificamente, ocupando cada vez mais um papel relevante no cenário mundial”, enfatizou Cohen.

Para a diretoria da SBCBM a posse do Dr. Ricardo Cohen representa o reconhecimento da qualidade técnica e científica dos cirurgiões brasileiros na América Latina e Caribe.

Momento Histórico – Outro momento importante do Congresso na Bolívia para o Brasil foi a homenagem feita ao cirurgião bariátrico e fundador da SBCBM, Arthur Garrido Junior, que recebeu a maior comenda já entregue para um médico estrangeiro. Dr. Arthur Garrido fundou e presidiu a SBCBM, em 1996, e – juntamente com a sua diretoria – criou uma sociedade dedicada a reunir profissionais, estimular a boa prática, incentivar o aprimoramento profissional e técnico da especialidade.

No mesmo ano de fundação da SBCBM foi realizado o 1º Congresso da International Federation for the Study of Obesity (IFSO), reflexo da reunião, em 1995, durante o 9º Simpósio Internacional de Cirurgia da Obesidade em Estocolmo  e que criou a IFSO.

Durante a Conferência Magna do Congresso, Dr. Garrido recordou a sua trajetória na cirurgia bariátrica brasileira.

COESAS – A educadora física, Cristina Aquino, que integra a o Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da Comissão de Especialidades Associadas (COESAS), participou de mesas-redondas VII Congresso Latino Americano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO LAC).

Entre os temas abordados pela educadora física estão a Eletroestimulação Neuromuscular, Atividades Físicas para Idosos Pós-Bariátricos e Mitos e Verdade sobre o treinamento funcional.

“A eletroestimulação é utilizada há muito tempo em diversas áreas da medicina, da reabilitação e dos esportes e consiste na colocação de eletrodos sobre o músculo alvo, como o objetivo de desencadear contrações musculares”, explicou Cristina.  Ela contou que, entre os resultados apresentados na literatura, estão a melhora na força, funcionalidade física, hipertrofia muscular, diminuição de dores causadas por fragilidade ou lesão, entre outras.

lg_ifsolac2017

O tema atividades físicas para idosos pós-bariátricos foi abordado no sentido de enfatizar a importância de um protocolo adequado de treinamento físico para manter e até mesmo promover o ganho de massa muscular. Já os princípios do treinamento funcional em pacientes pós-bariátricos foram debatidos para esclarecer as melhores técnicas e resultados em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar