SBCBM lança Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica

Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar um Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica.

Com previsão para início das operações em janeiro de 2020, o Programa destinado para médicos, clínicas e hospitais, tem como objetivo aferir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e instituições de saúde, possibilitando melhoraria continua, agregando resultados e garantindo maior segurança aos pacientes que passam pelo procedimento no Brasil.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a certificação e acreditação influenciarão positivamente na escolha do paciente, elevando os padrões dos serviços acreditados, bem como o reconhecimento dos profissionais capacitados através da certificação.

“O nosso propósito é oferecer ferramentas que contribuam para padronização interna de regras operacionais já existentes, possibilitando maior segurança para os hospitais e aos nossos pacientes. O programa também permite a identificação de profissionais altamente qualificados pelas fontes pagadoras, avaliação do grau de eficiência, além da análise pontual no que se refere ao serviço de cirurgia bariátrica e metabólica”, afirmou o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas .

Certificação x Acreditação – Na área médica, a Certificação é o processo que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos médicos e profissionais de saúde, assegurando a excelência nos procedimentos realizados, gerando segurança e confiança para os pacientes. A certificação possui requisitos e critérios gerais para várias áreas, aplicados a qualquer tipo de organização.

Entre as vantagens da Certificação estão o aperfeiçoamento profissional, elevação dos padrões de treinamento profissional, entre outros.

Já a Acreditação é destinada unicamente às instituições de saúde, como clínicas e hospitais. É um selo de aprovação das organizações de saúde, demonstrando que elas seguem padrões estabelecidos de boas práticas para atendimento de pacientes com obesidade mórbida, que é o caso dos que passam pela cirurgia bariátrica.
Além dos processos de Certificação, a Acreditação inclui uma avaliação completa da infraestrutura, para garantir padrões de qualidade e segurança aos pacientes que buscam esses estabelecimentos.

Para o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, que está coordenando o Programa de Acreditação e Certificação, a obtenção da Certificação por parte dos médicos e profissionais de saúde e da Acreditação pelos hospitais, vai muito além da conquista de um certificado.

“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, afirma Berti.

COMO OBTER – O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica será realizado pela WMA – World Medical Accreditation, que possui expertise e foco voltado para atender às necessidades contemporâneas de reconhecimento de excelência para médicos, especialidades associadas, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde.

O objetivo da WMA é operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

Para buscar a certificação basta acessar o site www.worldmedicalaccreditation.com e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado .

A primeira etapa do Programa de Certificação e Acreditação começa em janeiro de 2020. À partir desta data os interessados poderão solicitar o serviço. Os pedidos realizados nesta etapa serão entregues até junho de 2020, quando acontece o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Lançamento – Participaram do lançamento do Programa, em São Paulo, representantes de clínicas, hospitais, cirurgiões de diferentes regiões do país e os diretores da SBCBM.