1. Home
  2. /
  3. Cirurgia Metabólica, Notícias
  4. /
  5. SBCBM participa de debate...

SBCBM participa de debate multidisciplinar sobre cirurgia metabólica em Brasília

Cirurgia Metabólica / Notícias

O Programa de Educação Continuada da Associação Médica de Brasília (PEC – AMBr) promoveu um debate sobre Cirurgia Metabólica no último sábado (27). Foi mais uma oportunidade para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) debater conhecimento técnico-científico sobre a opção de tratamento cirúrgico para o controle e remissão do Diabetes Tipo 2.

O encontro reuniu profissionais de várias especialidades médicas – que atuam no atendimento de pacientes com problemas metabólicos – para discutir resultados e formas de tratamento, bem como as alternativas para pacientes que precisam de intervenção no tratamento.

O presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Bôas, falou sobre estudos científicos e o cenário atual da Diabetes no Brasil e o papel da cirurgia metabólica no tratamento do Diabetes Tipo 2.

“A cirurgia já mostrou seu valor através de mais de uma dezena de estudos randomizados de grande valor científico, passou pelo crivo do tempo, sendo utilizada há mais de 10 anos em todo o mundo, e está endossada por mais de 50 entidades médicas e pelo Conselho Federal de Medicina. É incompreensível porque alguns clínicos ainda fecham os olhos pras evidências que estão aí. Precisamos pensar nos pacientes que estão morrendo precocemente pelo mau controle da doença quando teriam a sua disposição um tratamento tão potente e seguro”, afirma Marcos Leão.

Para o diretor científico e de ensino médico continuado da AMBr, Dr. Orlando Faria, o encontro teve como objetivo trocar ideias com foco no paciente e promover a integração entre especialidades clínicas e cirúrgicas.

“O cirurgião precisa entender mais da fisiopatologia do diabetes e do tratamento clínico. Muitas vezes o cirurgião é quem o paciente mais confia e precisa conhecer os princípios básicos do tratamento do diabetes para saber lidar com essa doença crônica. O cirurgião e o paciente precisam da avaliação e conhecimento dos outros profissionais”, diz Faria.

O evento também contou com a participação de autoridades da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), além de clínicos e cirurgiões da região. O presidente do Capítulo do DF da SBCBM, Luiz Fernando Córdova, também esteve presente no evento.

Além da discussão sobre o Diabetes Tipo 2, a programação científica também abordou outros temas que envolvem a cirurgia bariátrica e metabólica e seus benefícios, entre eles a apresentação do “Estudo Gateway – Cirurgia bariátrica para controle da hipertensão arterial”, do cardiologista Dr. Carlos Schiavon; a influência dos hormônios intestinais, com a Dra. Luciana El Kadre; as mudanças metabólicas e da microbiota intestinal, com a Dra. Silva Leite Faria; os efeitos da cirurgia metabólica a longo prazo, com a Dra. Fátima Gonzaga, entre outros.