1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. SBCBM participa do lançamento...

SBCBM participa do lançamento de novo curso de pós-graduação em cirurgia bariátrica

Notícias / Notícias Destaque

O curso – com início previsto para o dia 21 de julho – é destinado a médicos que que querem se especializar no tratamento de pacientes com obesidade

Cerca de 1.200 médicos de todo o Brasil participaram, no dia 16 de junho, da transmissão ao vivo de lançamento do novo curso de pós-graduação em cirurgia bariátrica da IPEMED/Afya Educacional, desenvolvido sob a coordenação científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Como maior entidade médica em cirurgia bariátrica no Brasil, a SBCBM participou ativamente para a construção do curso de pós-graduação que terá carga horária de 462 horas. Destas 270 horas serão presenciais, 120 horas assíncronas (com aulas ao vivo) e 72 horas/aula serão síncronas (online, com vídeos e debates teóricos) por um período de 12 meses. A programação prevê 270 horas de atividades práticas em atendimento ambulatorial, enfermaria e centro cirúrgico, conteúdos com materiais gravados, vídeos e podcasts.

O curso – com início previsto para o dia 21 de julho – é destinado a médicos que buscam especializar-se no tratamento multidisciplinar de pacientes com obesidade, considerando os aspectos sociais e capacitação para o pré e o pós-operatório. Para se inscrever é necessário ser médico com dois anos residência médica ou pós-graduação Latu Sensu em cirurgia geral ou em clínica médica e que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu Estado.

O presidente da SBCBM, Fábio Viegas, falou sobre a sociedade médica e o fortalecimento profissional e disse que o curso represente uma avanço na qualificação dos cirurgiões do Brasil. “A função primordial de uma Sociedade médica de especialidade é científica e educacional. Neste momento, em parceria com uma entidade experiente, estamos proporcionando o aperfeiçoamento de cirurgiões de todo o país, com transparência e ética e visando sempre proporcionar ao paciente o melhor resultado possível no tratamento cirúrgico da obesidade”, reforçou Fábio Viegas. “É um grande avanço”, destacou o presidente da SBCBM.

Um dos coordenadores do curso de pós-graduação em cirurgia bariátrica – juntamente com o professor e cirurgião Arthur Garrido Junior, o vice-presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, abordou o cenário da obesidade e o mercado de trabalho médico. Ele disse que o Brasil possui atualmente 347 escolas de medicina, perdendo apenas para a Índia em número de instituições. “Hoje a média de médicos com mais de dois vínculos de trabalho dobrou, devido as atuais condições do mercado. Com isso, o aperfeiçoamento torna-se cada vez mais importante”, ressaltou Valezi. O cirurgião apresentou ainda dados referente a média salarial por estado no Brasil que apresenta grande variação.

O vice-presidente Executivo da SBCBM Luiz Vicente Berti falou sobre a importância da qualificação médica nos dias atuais. Para ele, certificação melhora a qualidade dos cuidados e constrói um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade.

“A acreditação e certificação significam reconhecimento público para a excelência de hospitais, para o trabalho dos cirurgiões e de suas equipes multidisciplinares e ainda mais segurança para o paciente”, explica Berti. “Quando se proporciona uma melhor experiência para o paciente, a resolução a patologia e com melhores custos, toda a cadeia – médicos e hospitais – é beneficiada, inclusive economicamente”, destaca. Outro ponto positivo da qualificação médica apontada por ele é o aumento da credibilidade do profissional junto às fontes pagadoras. “É um processo inclusivo e que só traz benefícios às entidades médicas e equipes, já que elevarão os padrões dos serviços acreditados e trará ainda mais segurança para o paciente, especialmente em um momento que todos buscam segurança e melhoria da qualidade de vida”, enfatiza Berti

Importância dos dados – Já o diretor científico da SBCBM, Caetano Marchesini falou sobre a coleta e emprego dos dados no trabalho médico.

Marchesini fundamentou a contribuição dos dados em tudo o que é feito na área de saúde. “Dados são fundamentais para estratégias. Valor e conhecimento proporcionam melhor atendimento, aumento de eficiência na tomada de decisões – fazendo com que as perdas se reduzam, com que diagnóstico tornem-se mais precisos, ocorra maior otimização do tempo e a personalização de serviços”, mencionou. “Já em um sistema macro , tendo uma base de dados eficiente, é possível prevenir e tratar doenças crônicas, promover o monitoramento em tempo real de hospitais, otimizar serviços e realizar uma gestão financeira eficiente”, completou Marchesini. Como exemplo ele mencionou o Barilife, a identidade do paciente bariátrico. O aplicativo da SBCBM , em uma nova versão, e também atuará como uma grande banco de dados para cirurgiões de todo o Brasil, associados à SBCBM, e que traz informações e dicas para pacientes cadastrados de pré e pós-operatório.

Sobre a IPEMED – A IPEMED é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de pós-graduação lato sensu em diversas especialidades na área médica e está presente em 11 capitais brasileiras.

Maiores informações sobre o curso no site: https://afya.gupy.io/

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar