Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. SBCBM PARTICIPA DO XVII...
Imprensa / Notícias

SBCBM PARTICIPA DO XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA EM OLINDA

SBCBM PARTICIPA DO XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA EM OLINDA

 

ABESO_p

Nos últimos dez anos, a prevalência da obesidade entre a população brasileira passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Os dados integram a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, no último dia 17 de março.

O aumento da obesidade também contribui para o aumento do número de cirurgias bariátricas no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) mostram que o número de cirurgias aumentou 7,5% em 2016 em comparação com o ano de 2015.

Congresso Brasileiro de Obesidade – Para discutir o tema, de maneira transversal entre os profissionais da área de saúde que atuam no tratamento da obesidade, será realizado entre os dias 20 a 22 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o VII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica.

O evento é realizado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e contará com o apoio e participação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Ao todo, são esperados dois mil participantes e 25 expositores para o Congresso.

De acordo com o presidente do Congresso, Dr. Fabio Moura, em virtude do cenário nacional, aonde se evidencia uma pandemia da obesidade e doenças correlatas, a realização de estudos e discussões sobre o tema é necessária.

“Temos o privilégio de receber as principais cabeças pensantes sobre o tema no Brasil, assim como a responsabilidade de fazer um evento à altura das demandas existentes”, declarou o Dr. Fábio Moura. Segundo ele, a grade de programação do Congresso é concisa, mas abrangente.

“Focamos na parte clínica, mas sem esquecer a ciência básica, e principalmente, transdisciplinar, interativa. Vamos mostrar o olhar do endocrinologista, do cirurgião bariátrico e de todos os profissionais envolvidos nesse cuidado. O objetivo é fornecer todas as informações relevantes para a melhora da assistência aos nossos pacientes”, relatou o Dr. Fábio Moura.

Ele também agradeceu a parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, que terá representantes no Congresso.  “Esperamos que esta parceria seja cada vez maior”, completa.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, o estreitamento das relações da SBCBM com a comunidade de endocrinologistas especializados em obesidade e síndrome metabólica é de extrema importância.

“Atualmente há um entendimento de que, em alguns casos, a cirurgia associada com a terapia farmacológica traz resultados mais eficazes. Sabemos que a obesidade é uma doença crônica e incurável e o papel do endocrinologista no acompanhamento e controle da doença nos pacientes é fundamental”, declarou Marchesini.

Flavio Kreimer

Importância do Congresso – O presidente da SBCBM, Capítulo de Pernambuco, Dr. Flavio Kreimer, diz que é o congresso é muito positivo para a região. “Principalmente porque vai reunir grandes nomes da cirurgia bariátrica e metabólica no país que integrarão fóruns.

“Serão debatidos temas atuais e muito relevantes para os tratamentos clínico e cirúrgico dessa pandemia, entre eles, a cirurgia robótica. Apenas dois serviços privados no estado de Pernambuco realizam procedimentos por cirurgia robótica. Estamos começando a trilhar esse caminho e nos próximos meses devemos iniciar os primeiros casos”, enfatiza o Dr. Flavio.

Principais temas – Entre os principais temas do Congresso estão “Reganho de peso – reicidiva da obesidade no pré e pós-operatório, Cirurgia bariátrica no idoso, procedimentos em cirurgia bariátrica, entre outros.

Entre os palestrantes estão Dr. Caetano Marchesini, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Flavio Kreimer, presidente da SBCBM em Pernambuco, Dr. Luiz Vicente Berti, vice-presidente executivo e Dr. Fábio Viegas, Diretor da Área de Comunicação, estarão presentes no Congresso.

Data: 20 a 22 de abril

Local: Centro de Convenções de Pernambuco

Endereço: Av. Professor Andrade Bezerra, s/n Olinda – Recife

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas