1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Associados, Notícias Destaque
  4. /
  5. Webinar esclarece benefícios da...

Webinar esclarece benefícios da certificação e acreditação em cirurgia bariátrica

Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

O Programa de Certificação e Acreditação lançado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) visa garantir a melhora dos processos e qualidade dos padrões nos serviços de cirurgia bariátrica e metabólica brasileiros, aumentando a segurança de pacientes. Na terça-feira (16), foi promovido um webinar para que representantes de hospitais, cirurgiões e membros de equipes multidisciplinares pudessem tirar dúvidas sobre o processo.

Durante o webinar, o diretor executivo da Rede D’Or Dr. José Jair apresentou a importância da Acreditação para instituições de saúde. Entre as vantagens da Acreditação, José Jair elenca que o principal é a padronização de processos e a busca contínua de melhorias, incluindo a segurança e cuidado de pacientes e a cooperação interna entre processos e equipes.

“Quando você envolve toda a instituição, você tem o aprimoramento da gestão e o conhecimento de todos os processos. Com isso, é possível padronizar todos os processos. Você passa a sempre estimular uma melhoria contínua, mudando a cultura da sua instituição e estabelece um diferencial em relação aos seus concorrentes”, explica. “Parabenizo a Sociedade porque a Rede D’Or tem como principio a qualidade e todos os nossos hospitais”, afirma.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a certificação e acreditação influenciarão positivamente na escolha do paciente, elevando os padrões dos serviços acreditados, bem como o reconhecimento dos profissionais capacitados através da certificação.

“A qualificação precede a certificação. Esse é um processo sem volta, que só faz crescer as instituições e aumentar a percepção de qualidade. A gente espera que isso seja transportado para o médico e profissionais da saúde das equipes multidisciplinares através da certificação que a SBCBM agora implanta”, Marcos Leão.

O ex-presidente da SBCBM Dr. Luiz Vicente Berti apresentou a importância da Certificação para a qualificação profissional de cirurgiões e equipes multidisciplinares. Ele explicou que na área médica, a Certificação é o processo que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte de profissionais da saúde, assegurando a excelência nos processos e gerando segurança e confiança para os pacientes.

“Nós queremos mostrar para o paciente que aquele profissional Certificado e aquele hospital Acreditado traz confiança. Isso também irá nos trazer segurança jurídica, que é muito importante”, diz Berti.

Ainda de acordo com Berti, a acreditação assegura que a organização se adapte a regras e padronizações preconizadas por uma entidade externa que segue os mais altos padrões de boas práticas internacionais existentes.

“Temos que avaliar a qualidade de hospitais e médicos para que a SBCBM diga para aquela fonte pagadora que aquele profissional está preparado e que aquele hospital tem toda a segurança possível. Isso, juridicamente, vai gerar uma proteção muito grande porque todos nós estaremos trabalhando sobre rígidos protocolos de segurança para o paciente”, completa.

O webinar também contou também com a participação de Silvia Azeituno, da World Medical Accreditacion (WMA), que explicou na prática o processo de preenchimento do cadastro e respondeu dúvidas frequentes relacionadas a documentação necessária.

“A WMA é simplesmente o braço operacional que irá gerenciar o processo de Certificação e Acreditação da SBCBM, armazenando os dados, validando e auditando todas as informações e documentos fornecidos pelos profissionais e instituições”, explica.

SBCBM Certifica 2020 – A SBCBM vai promover em agosto uma cerimônia de entrega dos diplomas de profissionais e hospitais certificados e acreditados. O evento está previsto para acontecer em agosto. Cerca de 250 profissionais já iniciaram o processo. Os associados que ainda não iniciaram o processo e desejam obter a certificação e acreditação a tempo da cerimônia devem fazer o quanto antes, tendo em vista que o processo de certificação leva até 60 dias para ser concluído após iniciado.

Como obter – O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica será realizado pela WMA – World Medical Accreditation, que possui expertise e foco voltado para atender às necessidades contemporâneas de reconhecimento de excelência para médicos, especialidades associadas, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde.

O objetivo da WMA é operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

Para buscar a certificação basta acessar o site www.worldmedicalaccreditation.com e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como iniciar o processo de Certificação ou Acreditação?
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa o sistema enviária uma mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando orientações em relação a documentação necessária. Verifique o spam, caso não receba esse e-mail.

Qual a validade da minha Certificação/Acreditação?
12 meses da data da Certificação e/ou Acreditação

Posso certificar minha clínica/consultório?
Não. Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

O que será feito com as informações enviadas mensalmente para o banco de dados?
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos processos estatísticos visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto de fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde, etc.

O hospital pode fazer uma declaração única com todas as informações solicitadas no questionário?
Sim, desde que o documento seja anexado em todas as questões onde é solicitado a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.

Possui material informativo da cirurgia bariátrica e metabólica – vídeo, brochuras ou realiza reunião informativa?
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.

Possui publicações sobre cirurgia bariátrica e metabólica em revistas indexadas?
Anexar arquivo da publicação científica.

Como devem ser feitas as declarações?
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor técnico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.

Como devem ser os arquivos anexados?
Preferencialmente no formato PDF.

Como substituir os arquivos?
Basta clicar sobre o arquivo e substituir pelo novo documento.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar