1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. SBCBM promoverá mutirão para...

SBCBM promoverá mutirão para operar pacientes no Rio de Janeiro

Notícias / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – dentro de uma parceria inédita com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro – promoverá um mutirão para realizar 47 cirurgias bariátricas em pacientes que estão na fila para realizar o procedimento no Hospital Carlos Chagas.

A medida faz parte da retomada do serviço de cirurgia bariátrica – fechado desde o mês de agosto. O mutirão deverá ser agendado nos próximos dias e realizado no próximo mês de dezembro.

Nesta segunda-feira (09), em vistoria ao Hospital, o vice-presidente da SBCBM, Fábio Viegas, avaliou os seis primeiros pacientes que já haviam cumprido as etapas e exames de pré-operatório. Na segunda-feira (16) outros 20 pacientes serão avaliados. “Vamos trabalhar junto com a Secretaria e promover um mutirão para que, dentro de um mês, possamos realizar todas 47 cirurgias das pessoas com pré-operatório concluído”, declarou Fábio Viegas.

Na oportunidade, juntamente com cirurgiões e representantes da Secretaria de Saúde, foram analisadas as condições de estrutura para a continuidade do serviço de cirurgia bariátrica pelo sistema público de saúde.

“O objetivo é ampliar e melhorar o atendimento ao paciente com indicação para tratamento cirúrgico da obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio de Janeiro, acabando com a fila que hoje é de 5.860 pacientes que aguardam consulta no ambulatório de cirurgia bariátrica”, disse Viegas.

A Secretaria de Saúde estabelecerá cronograma para abertura dos novos serviços públicos para o tratamento cirúrgico da obesidade nos hospitais. Também foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a reabertura de leitos na unidade, sendo oito novos para cirurgia bariátrica no Carlos Chagas.

“Esta visita já é resultado do trabalho que estamos fazendo em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, cumprindo o que afirmamos que faríamos. Os pacientes podem ter certeza de que não ficarão desassistidos, e vamos seguir acompanhando os trabalhos na ponta”, destacou o secretário.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que será fornecido todo subsidio técnico para que sejam estabelecidos critérios de elegibilidade e priorização dos pacientes, seleção de equipes de atendimento, e adequação de protocolos de atendimento pré e pós-operatórios. “Temos trabalhado incessantemente para democratizar e ampliar o acesso à cirurgia bariátrica e metabólica no país e este trabalho que será feito no Rio de Janeiro é um exemplo da nossa ação”, declarou.

PRÓXIMOS PASSOS – Em reunião entre a pasta e a SBCBM no dia 04/11, foi definido que pacientes que já estão com pré-operatório realizado serão operados por equipes da Sociedade. A SES prepara em caráter de urgência um chamamento para novos contratos por meio da SBCBM, com quem está havendo a elaboração de protocolo conjunto. O processo será feito de forma transparente e com metas claras de produtividade e resultados, para que prevaleça a qualidade do serviço.

Em dez anos, 3.200 pacientes já foram operados pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do Estado do Rio.

INOVAÇÃO – Além do aumento do número de cirurgias, o projeto contempla a inclusão da cirurgia metabólica para pacientes com Diabetes Tipo 2 – tema que encontra-se em discussão na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a inclusão do procedimento no Rol de cobertura obrigatória e está agora em consulta pública durante este mês. Para saber mais sobre como contribuir basta acessar Saiba mais sobre a cirurgia metabólica no site www.vidanovametabolica.org.br. “É uma fato inédito e muito importante para os pacientes com Diabetes”, reforça Marcos Leão.

Nossos parceiros

Parceiro Platinum

Parceiro Ouro

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB

Sites Parceiros

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar