Segundo BARILIVE sobre nutrição pré-operatória alcança mais de 29 mil pessoas - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Segundo BARILIVE sobre nutrição...

Segundo BARILIVE sobre nutrição pré-operatória alcança mais de 29 mil pessoas

Imprensa / Notícias

foto barilive 2A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, nesta terça-feira (11), via Facebook, o segundo BARILIVE – novo programa para promover o aperfeiçoamento científico, por meio de palestras e debates virtuais – com o tema “Dieta e reposição vitamínica pré-operatória”.

A transmissão ao vivo foi coordena pelo cirurgião bariátrico Felipe Rossi e contou com a participação da nutricionista Sílvia Elaine Pereira, presidente do Núcleo de Saúde Alimentar (COESAS) da SBCBM e da nutricionista, Bruna Ranzani Martinez.

A transmissão alcançou 29.386 pessoas e obteve 5,8 mil visualizações completas, sendo que 264 pessoas enviaram perguntas e comentários.

 “O BARILIVE acontecerá todas às terças-feiras e será voltado para pacientes e profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares”, informa o presidente da SBCBM, Caetano Marchesini.

2o TRANSMISSÃO – O tema do BARILIVE foi proposto pelo Núcleo de Saúde Alimentar do Conselho de Especialidades Associadas da SBCBM (COESAS), formado por nutricionistas e nutrólogos que atuam juntamente com cirurgiões bariátricos no pré e pós-operatório.

foto barilive 2

Os profissionais abordaram assuntos como objetivos da dieta pré-operatória, suplementação no pré-operatório, tipos de dieta, planejamento alimentar, a relação entre obesidade e deficiência nutricional, protocolo de análise clínica nutricional, entre outros temas.

A nutricionista, Sílvia Elaine Pereira, presidente do Núcleo de Saúde Alimentar (COESAS) da SBCBM, explica que para que um espetáculo possa ser perfeito, ele precisa ser ensaiado. “É para isso que temos o período pré-operatório, para avaliar e preparar o paciente para tudo o que vem pela frente”, conta Sílvia.

Ela conta que a meta inicial é possibilitar ao paciente, por meio de planejamento alimentar, uma perda de peso de 5% antes da cirurgia. Já em pessoas com o IMC entre 50 e 50, a meta passa a ser de 10%.

“Nosso protocolo prevê o retorno do paciente ao consultório 5 dias antes da cirurgia. Isso para garantir que a perda de peso não ocorra apenas no início e no final os pacientes acabem relaxando na dieta”, conta Silvia.

Já a nutricionista Bruna Ranzani Martinez falou sobre os tipos de dietas que devem ser prescritas em períodos pré-operatórios mais extensos. “A perda de peso deve ser gradativa e lenta”, disse Bruna.

banner 2o BARILIVE

  VITAMINAS – No  que se refere a reposição de vitaminas pré-cirurgia bariátrica, o posicionamento da equipe que integra o Núcleo de Saúde Alimentar é claro no sentido de que as carências nutricionais e vitamínicas devem ser diagnosticadas e tratadas no pré-operatório.

“O ambiente de excesso apresenta muitas carências nutricionais e se o paciente chega na cirurgia com deficiências instaladas, o prognóstico acaba sendo muito ruim”, enfatizou Silvia. “Nós devemos avaliar todas as vitaminas do paciente de A a Z, pois cada uma delas tem uma função e pode trazer inúmeros sinais clínicos”, completa.

PRÓXIMA TRANSMISSÃO –  O tema da próxima semana – 18 de julho –  será “Exercícios pré-operatórios”, sob a coordenação do Núcleo de Saúde Física e Reabilitação e contará com a presença de educador físico e fisioterapeuta, além do cirurgião.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar