Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Sexualidade, fertilidade e gestão...

Sexualidade, fertilidade e gestão pós-bariátrica foram temas do Barilive

Imprensa / Notícias

Cerca de 13 mil pessoas acompanharam, nesta terça-feira (19, o 12o Barilive – transmissão ao vivo via Facebook da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), com o objetivo de informar a população sobre a redução de estômago. O tema foi Sexualidade, fertilidade e gestão pós-cirurgia bariátrica.

O cirurgião bariátrico Gustavo Quadros foi o moderador da apresentação, que contou com a presença das palestrantes, Clícia Quadros, médica ginecologista, e da psicóloga, Daniela Castro.

Entre os principais assuntos abordados nesta edição do BARILIVE – que pode ser revista na página da SBCBM no Facebook –  estão –a importância do acompanhamento com obstetra pós-cirurgia bariátrica, libido pós-cirurgia, tratamento psicológico no que se refere a sexualidade e fertilidade na cirurgia de redução do estômago, como deve ser feita a readaptação e a autoestima em pacientes pós-cirurgia, orientações quanto a relação sexual, fertilidade e gravidez em pacientes bariátricos e outros.

O cirurgião Gustavo quadros reforçou a interferência da obesidade na regulação hormonal das mulheres. “Por outro lado, a redução do peso corporal proporcionada pela cirurgia bariátrica, com consequente redução da adiposidade visceral, melhora a sensibilidade à insulina, normaliza a ovulação e traz diversos benefícios para a mulher”, disse.

Autoestima – Já a psicóloga Daniela Castro mencionou a melhora da autoestima como um dos benefícios da cirurgia bariátrica em homens e mulheres “Depois da cirurgia os pacientes operados passam por uma transformação física e emocional. Conforme vai passando o período de readaptação, a autoestima aumenta e o paciente passa a se sentir muito melhor e mais confiante para se dedicar ao tratamento”, destacou Daniela.

Gravidez pós-cirurgia bariátrica – Durante o BARILIVE os pacientes ouviram a recomendação da SBCBM sobre gestação em pacientes bariátricos, que deve ser após um ou dois anos de pós-operatório. Durante o período de emagrecimento – que dura em torno de 15 meses, podendo variar de paciente para paciente – os cirurgiões bariátricos orientam um cuidado intenso com a contracepção, devido a pequenas alterações na absorção de alguns nutrientes. Por este motivo, a SBCBM também reforça a importância de comunicar a decisão de engravidar à equipe bariátrica responsável pelo tratamento. “É preciso avaliar se está tudo certo em termos clínicos, psicológicos, físicos, nutricionais e preparar a paciente para a gestação”, reforçou a médica

ginecologista Clícia Quadros. Ela também falou sobre o tratamento de ovários policísticos em pacientes bariátricos, contraceptivos, entre outros assuntos relacionados.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar