1. Home
  2. /
  3. Eventos, Institucional, Notícias
  4. /
  5. Simpósio de Bariátrica em...

Simpósio de Bariátrica em evento de endocrinologia supera expectativas

Eventos / Institucional / Notícias

O Simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) foi um importante diferencial durante o EndoRecife, que aconteceu de 20 a 23 de maio no Enotel Convention, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O evento da área de endocrinologia acontece há 18 anos e é o principal da especialidade no Norte e Nordeste do Brasil. Esse ano teve o reforço da realização conjunta com o Congresso Latino Americano de Endocrinologia (Colaen), contribuindo para a sua internacionalização.

 

O simpósio de Bariátrica ocupou uma das salas de convenções durante dois dias e conseguiu atingir um expressivo número de participantes, o que representou um acréscimo aos números do EndoRecife e do Colaen. Com o simpósio, endocrinologistas e cirurgiões tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas relativos ao tratamento da obesidade, tanto do ponto de vista clínico, mas sobretudo em relação às possibilidades cirúrgicas.

 

Mais de 80 profissionais estiveram envolvidos entre palestrantes, moderadores e coordenadores de mesa, destacando-se a presença de speakers europeus, norte americanos, brasileiros e de outros países latino americanos, até mesmo com aulas em videoconferência. “É preciso redobrar os esforços no combate à obesidade. Esse trabalho começa, normalmente, com o atendimento clínico, depois com o especialista, que é o endocrinologista, mas as complicações metabólicas nem sempre podem ser dirimidas apenas nesse campo. Por isso, abordar a cirurgia metabólica reunindo cirurgiões e endocrinologistas vem contribuindo para apresentar soluções que signifiquem maior qualidade de vida para o paciente”, afirma o cirurgião Josemberg Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

 

A realização do simpósio serviu, também, para consolidar um avanço na relação conjunta de seis sociedades médicas que atuam em busca da aprovação da Proposta de Resolução de Cirurgia Metabólica, apresentada no final de abril em reunião da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Conselho Federal de Medicina. Os detalhes foram apresentados durante o evento, da mesma forma que a nova abordagem de adoção de escore metabólico para cirurgia em paciente com IMC 30-35. As instituições envolvidas são Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabólica (SBEM), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

 

Aprovada a resolução no CFM ficarão estabelecidos o escore de risco metabólico e normas de prioridade e elegibilidade para a Cirurgia Metabólica, definindo indicações, procedimentos aceitos e equipe.

Nossos parceiros

Parceiro Platinum

Parceiro Ouro

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB

Sites Parceiros

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar