NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Simpósio de Saúde Física...

Simpósio de Saúde Física e Reabilitação reúne cerca de 50 profissionais

Notícias / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo, o I Simpósio do Núcleo de Saúde Física e Reabilitação.

O evento reuniu profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Enfermagem de todo o Brasil.

De acordo com o presidente da SBCBM, Caetano  Marchesini, a Sociedade tem priorizado o apoio a eventos científicos no país.

“Atualização do conhecimento científico é fundamental em todas as áreas de atuação da cirurgia bariátrica. Pensando assim, a nossa gestão tem apoiado eventos voltados aos cirurgiões e equipes multidisciplinares em todo o Brsil “, declarou Marchesini.

O Simpósio abordou temas atuais e relevantes que fazem parte do dia a dia das equipes de cirurgia bariátrica com enfoque no pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório.

Para a presidente do Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM, educadora física Rejane Marcon, o Simpósio possibilitou  a integração entre as diferentes áreas e a troca de experiências. “Além disso, iniciamos o processo para elaboração do consenso ou normatização nessas áreas”, contou Rejane.

Segundo ela, os educadores físicos apresentaram o que existem de consensos e diretrizes nas grandes instituições mundiais referente a  importância e a forma de prescrição do exercício físico. Já os  fisioterapeutas discorreram  sobre a fisioterapia no processo de reabilitação,  a fonoaudiologia ressaltou a importância do processo de mastigação, a enfermagem salientou o seu papel tanto nos cuidados com o paciente como na  organização da equipe e a terapia ocupacional falou sobre o seu papel junto a equipe.

“Tudo isso com o propósito de melhorar a condição clínica do paciente no pré- operatório e a continuidade do atendimento no pós- operatório”, resumiu Rejane.

 Entre os temas que foram abordados no Simpósio estão o treinamento físico no pré-operatório e o sucesso da cirurgia, disfunções do paciente obeso e atuação fisioterapêutica no preparo para a cirurgia bariátrica, vertentes da atuação fonoaudiológica em equipe de cirurgia bariátrica, atendimento de enfermagem no pré-operatório, a terapia ocupacional  no cuidado da obesidade, o papel do enfermeiro no período da internação hospitalar, assistência fisioterapêutica no âmbito hospitalar atuação do fonoaudiólogo  junto ao  paciente submetido à gastroplastia, fidelização do paciente no pós-operatório e prescrição de exercícios no pós-operatório.

O Simpósio também contou com o debate de grupos pós-operatórios e estudos de caso.