1. Home
  2. /
  3. Capitulos, Noticia-pernambuco, Notícias Associados
  4. /
  5. Simpósio discute principais avanços...

Simpósio discute principais avanços na cirurgia bariátrica e metabólica robótica

Capitulos / Noticia-pernambuco / Notícias Associados

O Capitulo Pernambuco da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica promove em Recife, no dia 13 de dezembro, o II Simpósio de Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Robótica. O evento reúne especialistas de todo o país para apresentar e debater os avanços do tratamento da obesidade e o uso da cirurgia robótica. As informações e inscrições estão disponíveis aqui.

Entre os convidados para discutir os temas, estão os cirurgiões André Teixeira (EUA), do Orlando Health Hospital, Marco Aurélio Santo e Alexandre Elias (SP), Caetano Marchesini (PR), Áureo Ludovico de Paula (GO), Álvaro Albano (BA) e Eduardo Pachú (PB).

A obesidade é uma doença crônica relacionada a problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, depressão, câncer, entre outras comorbidades. Segundo o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Villas Bôas, a cirurgia bariátrica e metabólica é a ferramenta mais eficaz para o tratamento da doença.

“A SBCBM apoia eventos que possibilitam a troca de experiência entre profissionais e que fortalecem a cirurgia bariátrica no Nordeste, tendo em vista que são os pacientes que se beneficiam desta atualização científica. A cirurgia robótica permite intervenções menos invasivas, com menor risco de hemorragias e infecções, menor dor pós-operatória e a possibilidade de uma recuperação ainda mais rápida”, diz Marcos Leão.

“O evento deste ano está ainda melhor. Contaremos com mais palestrantes, com mesas com assuntos atuais, abordando assuntos de interesse comum, como tendências inovadoras de abordagem e tratamento. Será uma oportunidade para discutirmos vários aspectos da cirurgia metabólica e bariátrica robótica, em um encontro de excelência, contando com a presença dos melhores profissionais do País”, avalia o presidente do Capítulo Pernambuco, Flávio Kremer.

O médico tem uma visão diferenciada, com movimentos mais precisos, e uma possibilidade de realizar suturas e movimentos de maneira muito mais precisa e adequada do que na videolaparoscópica, que também é um procedimento seguro”, afirma o cirurgião bariátrico Álvaro Ferraz, da equipe de cirurgia robótica do Hospital Esperança Recife e coordenador científico do Simpósio

PROGRAMAÇÃO

A programação está dividida em cinco miniconferências e três módulos de discussão. Nas miniconferências, serão abordados os temas “Como se preparar frente à transformação digital na Medicina e na Cirurgia”, “Bases fisiopatológicas da cirurgia metabólica”, “Alterações do metabolismo ósseo e muscular no paciente obeso”, “Câncer e DRGE no Sleeve”, “Como migrar para a cirurgia robótica de maneira segura”, “O que avançamos com a cirurgia robótica?”

Pela manhã, será realizado o módulo “Cirurgia Metabólica”, coordenado pelo Dr. Marco Aurélio Santo (SP) e Dr. Áureo Ludovico de Paula (GO), com moderação do Dr. Guilherme da Conti (PE) e Dr. Marconi Meira (PE). Dentro do módulo, serão abordados os temas “Como a cirurgia age no sistema metabólico”, “Resultados da cirurgia a longo prazo”, “Indicações além do IMC. Podemos considerar?” e “Quando associar o tratamento medicamentoso”.

À tarde, serão apresentados dois módulos de debates. O primeiro abordará “Perda de Peso – O que fazer”, coordenado pelo Dr. André Teixeira (EUA) e Dr. Marco Aurélio Santo (GO) e moderado pelo Dr. Joaquim Branco (PE). Nesse módulo, serão apresentados os temas “Devemos procurar sempre a perda de peso?”, “Quando e como associar tratamento medicamentoso para auxiliar e resgatar a perda de peso pós-operatória?”, “Quando operar e o que fazer no reganho?” e “O que esperar da cirurgia no reganho de peso?”. No almoço, serão discutidas técnicas e dúvidas com os especialistas sobre o dia a dia dos procedimentos bariátricos.

A programação se encerra com o módulo “Aspectos cirúrgicos e endoscópicos”, coordenado pelo Dr. André Teixeira (EUA) e Dr. Eduardo Pachú (PB), com moderação de dr. Felipe Rolim (PE). Esse módulo trará os temas “Uso de antibióticos na cirurgia bariátrica”, “Tratamento endoscópico de fístula gástrica”, “Alternativas endoscópicas no tratamento do reganho de peso”, “A cirurgia bariátrica e o fígado”, “DRGE pós-sleeve: como prevenir e tratar”.

SERVIÇO
II Simpósio de Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Robótica de Pernambuco
Data; 13 de dezembro, das 8h às 17h45
Local: Hotel Luzeiros (R. Barão de Santo Ângelo, 100 – Pina)
Informações: http://www.sbcbmeventos.org.br/simposiopernambuco