Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica dá dicas para evitar ganho de peso nas festas de final de ano - SBCBM

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica dá dicas para evitar ganho de peso nas festas de final de ano

Cirurgia Bariátrica / Cirurgia Metabólica / Diabetes / Educação Física / Informações ao Paciente / Notícias / Notícias Destaque / Nutrição
Profissionais de diversas áreas dão dicas de como passar as festas de Natal e Ano Novo
sem exagero e sem ganho de peso na balança.

Reprodução: Unsplah

 

O final do ano está chegando, e com ele, as tradicionais festas de confraternização, encontros com amigos, ceias em família, e muita comida. Todos esses ambientes já são propícios para comer em exagero e se tornam ainda mais perigosos para pessoas que ganharam peso nos últimos meses ou estão com doenças associadas à obesidade como diabetes e hipertensão.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Fábio Viegas, afirma que muitos pacientes, por conta do desgaste físico e psicológico acumulado no ano, justificam os exageros na hora de comer, atribuindo a necessidade de “relaxar”.

“É normal as pessoas desejarem uma ‘recompensa’ pelo ano exaustivo e acabarem deixando o emocional tomar conta. Mas é possível fazer um planejamento alimentar para que a dedicação de um ano inteiro não vá por água abaixo durante as festas de final de ano”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Fábio Viegas.

Ele orienta, seja para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica ou para os que querem perder peso, moderação nesta época do ano. “Quem tem histórico de sobrepeso e obesidade é importante saber diferenciar o que é a ‘fome’ e o que é a ‘vontade de comer’. A obesidade é uma doença crônica, mas tratável e o fator psicológico tem forte influência no controle do paciente”, explica Viegas.

Dicas

A principal dica dos profissionais envolvidos no tratamento da obesidade é dividir os eventos em fases: antes, durante e depois dos jantares.  Antes do evento, a primeira orientação é nunca chegar de estômago vazio. A nutricionista do Rio de Janeiro, Fernanda Mattos, ensina que quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, e simplesmente comemos o que tem disponível.

“Além disso, há uma tendência a comer mais rapidamente e sem controle quando a fome aperta demais. Por isso é bom fazer um pequeno lanche antes de sair de casa”, menciona Fernanda.

Na hora de se servir, a dica é dividir o prato em três partes: em uma metade deve-se colocar folhas verdes e frutas; a outra metade deve ser dividida novamente em duas partes, sendo uma para proteína magra e a outra para uma porção de carboidrato. Na hora da sobremesa, a dica é dar preferência para àquelas feitas com frutas.

Já o consumo de bebidas alcóolicas é considerado um grande sabotador das dietas. “A bebida alcoólica é tóxica ao organismo e 1 grama de álcool tem 7 kcal, ou seja, a pessoa está ingerindo uma bebida sem nutrientes e que vai se transformar em gordura corporal. Um prazer momentâneo que será um grande sabotador de dieta de perda de peso”, completa Fernanda.

Segundo pesquisa do The New England Journal of Medicine, as pessoas tendem a engordar 2 kg durante as festas de fim de ano, mas não perdem esse excesso integralmente depois. O estudo, realizado com quase 3.000 pessoas nos Estados Unidos, Alemanha e Japão, mostrou que os participantes emagreceram apenas 1,5 kg – acumulando em média 0,5 kg a cada ano.

A nutricionista Magda Ramos explica que as festas de final de ano possuem um apelo afetivo e emocional muito grande, e os alimentos estão atrelados a esses momentos de nostalgia e lembranças. “O importante é dosar as quantidades e tentar escolher o que gosta mais. Isso porque sempre terá na ceia uma comida favorita, o pudim da tia. Se a pessoa provar tudo o consumo calórico aumenta muito”, alerta Magda.

Após o evento, se com todas estas dicas, houve um exagero, é preciso iniciar um processo de desintoxicação, consumindo muito líquido, fibras solúveis como semente de linhaça, farelo de aveia, arroz integral ou pão integral.

Mantenha as atividades físicas

Cristina Aquino, preparadora física, incentiva as pessoas a não pararem de se exercitar neste período. “Pelo contrário, o ideal é aproveitar as férias para caminhar, nadar e praticar esportes, mas com cuidado”, ressalta.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar