Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Sociedade Brasileira de Cirurgia...
Imprensa / Notícias / Notícias Destaque

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica lança portal com canais inéditos

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica lança portal com canais inéditos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lançou, nesta terça-feira (21), o seu novo portal na internet.

Todas as ferramentas e inovações tecnológicas do novo portal foram apresentadas, ao vivo, pelo presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, durante o Barilive – transmissão interativa que acontece todas às terças-feiras pela página da Sociedade no Facebook.

O site que pode ser acessado pelo endereço em http://www.sbcbm.org.br/ foi desenvolvido utilizando as últimas tecnologias de software na gestão de conteúdos e de relacionamento com o internauta, possibilitando que informações sejam inseridas em tempo real. Além disso, o novo site possui capacidade de se ajustar a diferentes dispositivos de exibição tais como desktops, tablets, smartphones e outros.

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, disse que o novo portal foi construído com o objetivo de se tornar referência mundial em informação sobre o tratamento da obesidade mórbida.

“Priorizamos a interatividade com a população interessada em saber mais sobre o tratamento da obesidade e a cirurgia bariátrica, trazendo informação com responsabilidade. Além disso, os nossos associados e os profissionais da área de saúde encontrarão no portal atualização científica, serviços e a possibilidade de troca de experiências”, declarou Marchesini.

Informação responsável e interatividade

O novo portal conta com ferramentas destinadas ao paciente que fez ou pretende fazer a cirurgia, que podem ser encontradas na área pública. Já a área privada, com acesso feito por meio de login e senha, servirá como um canal online de suporte ao cirurgião associado, bem como aos profissionais que integram o Conselho de Especialidades Associadas (COESAS) e que atuam nas equipes multidisciplinares dos cirurgiões bariátricos.

Área pública – Com o intuito de aproximar o paciente do seu médico e da SBCBM, este novo projeto traz diversos conteúdos explicativos sobre a cirurgia bariátrica.

Acessando o menu principal, o público terá informações didáticas sobre a Obesidade, o que é e suas causas, prevenção, tratamentos, doenças associadas e endoscopia e a obesidade.

Já no que se refere à cirurgia bariátrica, o site traz as técnicas cirúrgicas realizadas no Brasil, quem pode fazer, pré e pós-operatório, cuidados, e mitos e verdades sobre o procedimento.

Para os interessados em fazer a cirurgia bariátrica, por meio do Portal da SBCBM é possível encontrar hospitais credenciados por região do país, assim como o cirurgião bariátrico mais próximo e as especialidades associadas credenciadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.

Todo o acompanhamento multidisciplinar necessário antes e depois da cirurgia bariátrica é explicado de maneira detalhada em cada uma das áreas de atuação. A aba “Equipe”, conta com informações sobre a atuação da anestesiologia, cirurgia plástica, educação física, endocrinologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, nutrologia, psicologia e psiquiatria.

Na área pública também é possível acessar artigos científicos, notícias, eventos e cursos relacionados a cirurgia bariátrica, bem como todos os boletins informativos e vídeos produzidos pela Sociedade.

Uma loja virtual exclusiva permitirá a venda de produtos e serviços da SBCBM e de seus parceiros.

Para os profissionais que atuam no tratamento da obesidade e ainda não são associados, basta clicar no ícone associe-se e fazer um cadastro.

Área restrita – Pensando em seus associados – cirurgiões e profissionais multidisciplinares – a SBCBM traz, de maneira inédita, revistas científicas. Entre elas, estão Revista Obesity Surgery, Revista Soard, Revista CBC, Revista ABCD e Medline.

No canal chamado Baritalk – uma rede social privada e de acesso exclusivo ao cirurgião e COESAS – os profissionais poderão discutir temas de interesse e transmitir aulas e palestras sobre cirurgia bariátrica.

O software permite a criação e personalização de perfil para os membros, que podem compartilhar seu status, fazer upload de fotos, publicar vídeos, criar eventos e muito mais. Os membros podem adicionar fotos de capa, alterar perfil, receber alertas em tempo real sobre novos comentários, gostos, solicitações de amigos e mensagens, criar grupos, entre outros.

Para o diretor do Departamento Societário da SBCBM, Dr. Fábio Viegas o novo portal da Sociedade surge como um canal de comunicação moderno e inovador e como uma ferramenta para acompanhamento de informações atualizadas sobre a cirurgia bariátrica no Brasil.

“Estamos lançando um canal inédito sobre cirurgia bariátrica e que será referência mundial”, ressaltou Viegas.

Além disso, os cirurgiões encontrarão na aba ‘benefícios’, todos as informações sobre suporte jurídico, suporte de imprensa, ouvidoria, SOS Bariátrica, Biblioteca e o relatório SBCBM na Mídia, contendo tudo o que saiu na imprensa e nas redes sociais sobre obesidade e cirurgia bariátrica.

A área restrita conta ainda com a aba “Interação”, onde é permitida a criação de Enquetes e de Sistema de Votação.

O Barilive da próxima semana será sobre: Prevenção e tratamento da recidiva da obesidade pós-cirurgia bariátrica.