Blog

  1. Home
  2. /
  3. Multidisciplinar, Notícias, Nutrição
  4. /
  5. Suplementação nutricional é fundamental...

Suplementação nutricional é fundamental para pacientes bariátricos

Multidisciplinar / Notícias / Nutrição

667-BXMuitas pessoas que desejam realizar a cirurgia bariátrica apresentam deficiências nutricionais causadas por uma alimentação com excesso de calorias e pobre valor nutritivo ou por questões fisiológicas ligadas a condição de obesidade.

 

Esta situação pode comprometer o tratamento e influenciar na recuperação do paciente, mas com um pré-operatório bem feito estes problemas podem ser previstos, evitados e tratados com o apoio da equipe multidisciplinar e adesão ao programa de suplementação alimentar.

 

O paciente deve ter clareza de que conhecer bem sua situação é fundamental para sua segurança durante a cirurgia bariátrica e a recuperação pós-operatória. Isso diminui os riscos de complicações a curto e longo prazo, como vômitos, intolerâncias, redução da ingestão alimentar, queda de cabelo, perda de massa magra e má absorção.

 

É importante que, antes de qualquer definição acerca do tratamento cirúrgico da obesidade, a condição nutricional do paciente seja investigada. As deficiências mais comuns são de vitaminas D, B12 e também de ferro, além de proteínas. O baixo nível destes elementos pode influenciar na decisão pela técnica operatória a ser utilizada no tratamento, já que cada uma produz efeitos diferentes na fisiologia do corpo do paciente e na absorção destes nutrientes.
Por isso é crucial que o paciente entenda a necessidade de se preparar bem e a relevância do suplemento nutricional antes de iniciar o tratamento. Clique aqui para ler sete dicas para uma boa preparação antes de entrar na fase pré-operatória.

 

Fonte: Livro COESAS-SBCBM

Imagem sob licença Creative Commons.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar