Terapia ocupacional ajuda paciente a se adequar a uma nova realidade - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Multidisciplinar, Notícias
  4. /
  5. Terapia ocupacional ajuda paciente...

Terapia ocupacional ajuda paciente a se adequar a uma nova realidade

Multidisciplinar / Notícias
591

Terapeuta ocupacional compreende a rotina das pessoas e propõe atividades que reorganizem o cotidiano, facilitem a adesão ao tratamento cirúrgico da obesidade e o insiram o paciente em uma nova dimensão social cotidiana.

O terapeuta ocupacional é um facilitador do tratamento cirúrgico da obesidade. Os profissionais da área que atuam em equipes multidisciplinares de cirurgia bariátrica são responsáveis por auxiliar os pacientes a entrarem e se adequarem a uma nova realidade, pautada por atividades e estilo de vida saudável.

 

“Nós fazemos um link multidisciplinar entre as diversas áreas envolvidas no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica, promovendo uma reorganização do cotidiano do paciente em tratamento nas esferas mental, social, física e lazer por meio de ocupações saudáveis e alinhadas a sua nova condição clínica”, explica Vanina Barbosa Lopes, terapeuta ocupacional e integrante da COESAS – Comissão de Especialidades Associadas da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

 

Quando a adesão do paciente ao tratamento não ocorre, a terapia ocupacional ganha maior destaque porque sua atuação impulsiona e amplifica o trabalho realizado por outras especialidades das COESAS, como a psicologia, educação física, fonoaudiologia, dentre outras profissões. O terapeuta mergulha no cotidiano do paciente para compreender como mudar sua realidade e com isso auxilia a gerar comprometimento com o tratamento.

 

Alimentação, exercícios e muito mais
O ser humano é um ser ocupacional: seu tempo é preenchido por atividades diversas, como o trabalho, a prática de exercícios, a alimentação, os estudos e o lazer. No entanto, o estilo de vida moderno faz com que muitas pessoas acabem ocupando suas rotinas com comportamentos que prejudicam a saúde. É aí que o trabalho do terapeuta ocupacional acontece.

 

“Ajudamos o paciente a transformar seus hábitos. A proposta é que ele substitua atitudes nocivas a sua saúde por outras benéficas, atividades sempre pactuadas com a busca do paciente pela reorganização da vida cotidiana”, explica Vanina.

 

No pós cirúrgico as atividades necessitam ser repensadas e graduadas, pois, logo após a operação, o paciente muitas vezes apresenta uma sensação de cansaço e fraqueza devido as restrições nutricionais. Como seu organismo está se adaptando ao novo, o terapeuta, pode auxiliar no desempenho ocupacional através das técnicas de conservação de energia, adaptações necessárias para realização das atividades cotidianas.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar