Obesidade

  1. Home
  2. /
  3. Obesidade
  4. /
  5. Tratamentos
Obesidade

Tratamentos

Tratamentos

A primeira opção para se livrar do excesso de peso é o chamado tratamento clínico. Normalmente após uma avaliação de um médico endocrinologista, excluídas as causas clinicas, o mesmo deverá propor ao paciente uma mudança na escolha alimentar, priorizando alguns tipos de alimentos em detrimento de outros, reorganizar os horários das refeições, iniciar ou aumentar a pratica de atividade física, podendo em casos especiais propor o uso de medicação que otimize a perda de peso e facilite as mudanças comportamentais.

Normalmente solicita-se uma avaliação nutricional que pode ser feito por uma nutricionista ou por um médico com especialização em Nutrologia. Também podem fazer parte da equipe um fisioterapeuta, um Educador Físico e um psicólogo. O objetivo é a conscientização da sua relacao com a comida e o que ela representa na vida do paciente, da necessidade de trocar o sedentarismo e a má alimentação por hábitos de vida mais saudáveis que contemplem atividade física e uma dieta balanceada.

Nos casos em que ocorre falha do tratamento clinico da obesidade e o mesmo se mostra ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O método é conhecido popularmente como “redução de estômago”, mas vai muito mais além. Existem vários métodos ou tipos de cirurgias disponíveis, que devem ser aprovadas pelo CFM (conselho federal de medicina), para uso e pratica clínica, cabendo ao médico apresentá-los ao paciente e recomendar o mais apropriado e seguro para cada caso.