1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. VIII Congresso da IFSO-LAC...

VIII Congresso da IFSO-LAC reúne cirurgiões da América Latina e Caribe em Buenos Aires

Notícias / Notícias Destaque

Cirurgiões que integram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) participaram, entre os dias 24 a 26 de abril, em Buenos Aires, do VIII Congresso do Capítulo Latino-Americano e Caribe da IFSO (IFSO-LAC)  e do 3º Congresso da Sociedade Argentina de Cirurgia da Obesidade (SACO).

Ao todo, cerca de 700 cirurgiões e profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares participaram do Congresso que discutiu temas como tipos de cirurgia, resultados a longo prazo, efeitos da cirurgia no intestino, a cirurgia para o controle de doenças cardiovasculares, cirurgia metabólica para o diabetes tipo 2, entre outros temas.

“Foi um  Congresso muito importante e que reuniu cirurgiões e  profissionais de toda a América Latina”, afirmou o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas.

Durante o Congresso, Marcos Leão e o presidente da presidente da SACO, Eduardo Felipe Fiolo firmaram um termo de cooperação técnica e científica – entre as duas Sociedades – e que deverá ser assinado no XX Congresso da SBCBM em Curitiba.

“O termo de cooperação prevê uma maior oportunidade para que os cirurgiões argentinos façam parte da SBCBM e, da mesma forma, para que os cirurgiões brasileiros façam parte da SACO”, informou Marcos Leão, que  recebeu o titulo de membro estrangeiro da Sociedade Argentina de Cirurgia da Obesidade (SACO), entregue pelo presidente da entidade.

Já o ex-presidente e atual diretor científico da SBCBM, Caetano Marchesini, foi escolhido, em Assembleia, como representante da América Latina no Conselho da IFSO.

“A escolha nos permite fazer parte da tomada de decisões nos assuntos que se referem a América Latina”, explica Caetano, que durante o Congresso apresentou dados sobre a cirurgia metabólica, ações de educação e conscientização do paciente sobre as complicações da doença. “Abordamos a importância da integração entre médicos e o paciente, prognósticos em relação aos resultados esperados, baseado já em parâmetros estabelecidos e a definição da técnica elegível em consonância com a comunidade internacional que é o bypass metabólico”, declarou Marchesini.

RESULTADOS – O cirurgião e ex-presidente da SBCBM Ricardo Cohen, que presidiu até este ano a  IFSO LAC, desde 2017, avaliou o VIII Congresso da Argentina como o maior evento já realizado.

“Este foi o maior Congresso e também o que reuniu, pela primeira vez, todos os representantes dos Capítulos que integram a América Latina”, afirmou Cohen. “Foi um marco para  a unificação e um Congresso de elevado teor científico. Nesta gestão o nosso objetivo foi colocar a América Latina em destaque no cenário mundial da IFSO e conseguimos”, declarou Cohen.

O cirurgião da Guatemala, Dr. Stuart Behren, foi eleito o novo presidente da IFSO LAC para o próximo biênio.

Já a Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO) continua sendo presidida pelo cirurgião brasileiro, Almino Ramos, que também esteve presente no Congresso. Entre alguns dos brasileiros presentes estavam Carlos Aurélio Schiavon, Também estiveram lá Carlos Saboya, Thiago Patta, Silvia Pereira, Cristina Aquino, Adriano Segal, Aída Marconde Franco e outros

 

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas