XVII Congresso: recidiva da obesidade é discutida - SBCBM

Blog

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Institucional, Notícias
  4. /
  5. XVII Congresso: recidiva da...

XVII Congresso: recidiva da obesidade é discutida

Imprensa / Institucional / Notícias

 

recidsite

A programação de COESAS dessa quarta-feira terminou com a mesa sobre recidiva da obesidade que reuniu profissionais das áreas de endocrinologia, nutrição, psiquiatria. Com abordagens específicas de cada segmento os palestrantes apontaram alguns dos principais fatores que contribuem com o reganho de peso dos pacientes.

A não adesão ao tratamento, ausência de exercícios físicos, transtornos alimentares, comportamentais e psicológicos, foram algumas causas identificadas.

Na opinião da nutricionista Vanessa Vieira Lourenço Costa, o período pré-operatório é fundamental. “Quando o paciente faz um bom pré-operatório ele tem boas chances de não ter reganho de peso”, explica Vanessa.

O psiquiatra Adriano Segal ressalta que a recidiva da obesidade sempre deve ser tratada do ponto de vista psiquiátrico. “É importante tratar sempre, pois a recidiva da obesidade pode facilitar o reaparecimento do transtorno psicológico ou até mesmo causar o aparecimento do transtorno”.

Para a psicóloga clínica Célia Moraes Leite Cabral Campêlo, quando o assunto é obesidade não se pode deixar de lado as emoções. “Conflitos em alguma área da vida do paciente interferem diretamente na forma com que ele se alimenta”, explica.

Num ponto de vista todos concordam: quanto mais o paciente estiver envolvido seguindo todas as orientações da equipe multiprofissional tanto no pré como no pós-operatório, mais ele se beneficiará da cirurgia bariátrica.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar