1. Home
  2. /
  3. Institucional, Notícias
  4. /
  5. XVII Congresso SBCBM: fomento...

XVII Congresso SBCBM: fomento à pesquisa científica

Institucional / Notícias
Dr. André Teixeira fazendo a introdução da apresentação de Rena Moon.

Dr. André Teixeira fazendo a introdução da apresentação de Rena Moon durante o curso.

Ministrado por professores especializados o “Curso internacional de publicação e financiamento de pesquisa em cirurgia bariátrica” deu orientações e direcionamento aos interessados em iniciar na área da produção científica. Esta foi a primeira vez que o principal evento da especialidade abordou a produção científica de maneira didática com orientações para fomentar iniciativas de pesquisas e publicação de textos e enriquecer a literatura em cirurgia bariátrica.

“Nossa preocupação foi montar uma grade que abordasse o máximo de assuntos ligados à produção científica. Convidamos pesquisadores de destaque no cenário mundial para apresentar aos congressistas o quadro atual do segmento, além de dicas e pontos importantes para chegar a um excelente resultado final”, explica Dr. Josemberg Campos, Presidente da SBCBM.

A parte da manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, foi reservada para as apresentações sobre o curso, que ficaram a cargo de professores especializados e convidados estrangeiros gabaritados no assunto: Amador Garcia (Espanha), Blanca Rios (México) e Rena Moon (EUA).

Foram apresentados diversos painéis como “Pesquisa científica no SUS e na clínica privada”, “Recursos financeiros em pesquisa”, “Submetendo o estudo ao comitê de ética e pesquisa”, “Desenhando um projeto”, “Organizando uma revisão de literatura”, “Introdução à escrita científica”, “Como analisar a qualidade de um artigo”, “Artigos rejeitados o que fazer?”, entre outros, com orientações e direcionamento aos profissionais que pretendem iniciar na área da produção científica.

Núcleo de Apoio à Pesquisa da SBCBM

livro2Para orientar os interessados em iniciar linhas de pesquisas em cirurgia bariátrica e metabólica, e também nas especialidades associadas, a SBCBM criou o NAP – Núcleo de Apoio à Pesquisa. Trata-se da implantação de mais um projeto estratégico da gestão, com o objetivo de fomentar a produção nacional de pesquisas científicas no segmento.

De acordo com Lyz Bezerra Silva, uma das tutoras do NAP, “o núcleo auxiliará os pesquisadores no sentido de qualificar as pesquisas, além de promover o aumento da produção de textos e, consequentemente, as citações em artigos”.

Na opinião de Helga Alhinho, outra tutora do NAP, “profissionalizando as pesquisas conseguiremos coletar dados concretos sobre as cirurgias que auxiliarão na qualificação dos serviços, principalmente o público”.

Os interessados devem encaminhar seus projetos de pesquisas à secretaria da SBCBM, que submeterá a analise da comissão do NAP. Os capítulos e delegacias da SBCBM podem também promover os cursos do NAP em suas regiões.

É justamente nessa linha de fomento à pesquisa que acontecerá na quinta-feira (22.10), a partir das 16 horas no stand da SBCBM o lançamento do “Manual Prático de Pesquisa Científica – da graduação à pós-graduação”, da editora Revinter em parceria com a SBCBM. Elaborado pelos cirurgiões Josemberg Campos, Lyz Bezerra Silva, Elias Jirjoss Ilias e Álvaro Antônio Bandeira Ferraz, o manual é uma referência obrigatória para quem quer ingressar na área da pesquisa científica em cirurgia bariátrica.

O livro tem prefácio do Professor Arthur Garrido e chega num momento de estimular a produção de pesquisas em cirurgia bariátrica no Brasil. “Somos o segundo país no mundo em volume de cirurgias, porém com uma atividade científica considerada baixa”, comenta Dr. Josemberg Campos, presidente da SBCBM.

Um QRCode estampado no livro dá acesso a aulas práticas, dicas e experiências de profissionais de outros países que auxiliarão o futuro pesquisador no processo de produção de estudos científicos.

Após o lançamento haverá uma homenagem ao Professor Emérito da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dr. Manuel Ayres.

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas